A disputa por emprego no mercado de trabalho exige qualificação e a pessoa interessada em seguir o caminho das profissões técnicas precisa escolher a área de atuação e a tarefa pode não ser tão fácil como parece.
Por isso, no início de novembro, as escolas do SENAI, de Pernambuco, abriram as portas para a população conhecer os cursos técnicos disponíveis no estado. A iniciativa faz parte o programa Mundo SENAI de orientação profissional realizada nas escolas técnicas de todo país.
Os interessados em seguir a carreira industrial puderam ver as estruturas das escolas e acompanhar palestras explicativas sobre as profissões técnicas realizadas pelo programa Mundo SENAI de orientação profissional, como explica a Gerente de Educação do SENAI, de Pernambuco, Carla Araújo.
“Recebemos, aproximadamente, 12 mil pessoas, 98 escolas públicas e 52 empresas parceiras. Então, oferecemos minicursos com a temática Internet das Coisas: o que você precisa saber, e Introdução a redes industriais.”
Para quem tiver dificuldades de ir a uma escola do SENAI para conhecer os cursos, a alternativa é acessar na internet a plataforma Mundo SENAI. A ferramenta é capaz de pesquisar 92 características socioemocionais do usuário, como amabilidade, autodisciplina e extroversão, entre outras, e desta forma indicar quais profissões da indústria são mais adequadas ao perfil analisado do interessado.
Além disso, a plataforma online Mundo SENAI disponibiliza informações sobre vagas de emprego e estágio, por localidade e função. O usuário do sistema tem acesso ao histórico de vagas abertas pelas empresas e, no guia de profissões, fica sabendo dos detalhes das atividades profissionais da indústria e os valores dos salários médios de cada cargo.
Nesse cenário, o futuro trabalhador pode, inclusive, ficar por dentro das tendências de mercado e das adequações das profissões com as tecnologias atuais do mundo digital.
O Diretor-Geral do SENAI, Rafael Lucchesi, lembra que a indústria nacional está passando por uma revolução digital, a chamada Indústria 4.0, e as empresas vão precisar de trabalhadores atualizados e capazes de suprirem as novas exigências dos cargos que surgirão.
“As empresas vão buscar profissionais que têm criticidade, que saibam analisar informações, interpretar dados. Este, certamente, será o contexto determinante na atuação das empresas ao preencher seus quadros. São quadros que agregam valores na capacidade de interpretar informações uma vez que, progressivamente, as atividades rotineiras, as tarefas, serão desempenhadas por algoritmos e robôs.”
Até 2020, os estados do Nordeste têm a missão de formar quase dois milhões de profissionais para as indústrias locais evitarem o apagão por falta de mão de obra qualificada. Destes, mais de 240 mil terão de ser de nível técnico. A estimativa é do Mapa do Trabalho Industrial 2017-2020, da Confederação Nacional da Indústria, a CNI.
Em Pernambuco, o SENAI conta com 14 Centros de Educação Profissional, em nove municípios e na capital Recife. O acesso para a plataforma Mundo SENAI, de orientação profissional, é no endereço eletrônico mundosenai.com.br.
Reportagem, Cristiano Carlos