Saúde - undefined·15 de fevereiro de 2018

PERNAMBUCO: Acelerador Linear chegará a dois hospitais do estado

Por Agência do Rádio
Ouvir · 00:01:42

Imagem não disponível

A imagem principal desta matéria não foi encontrada.

KIT DE REPUBLICAÇÃO
Ver kit completo
Nos siga noGoogle News
Seguir
Esta matéria é de livre reproduçãoVer licença
JORNAL DIGITAL PARA COMUNICADORES

O conteúdo que vai ao ar começa aqui.

Áudios, textos e roteiros produzidos todos os dias para rádios e mídias online regionais. Gratuito. Pronto para usar. Em todos os 27 estados. São 25 anos ao lado de quem comunica o Brasil.

Para aumentar o acesso da população ao tratamento contra o câncer no SUS, o Governo Federal expandiu a distribuição dos aparelhos utilizados nas sessões de radioterapia, conhecidos como aceleradores lineares.  Ao todo serão entregues pelo Ministério da Saúde 140 aceleradores lineares em todo país. O Hospital de Câncer de Pernambuco e o Hospital Dom Thomás, em Petrolina, estão entre os beneficiados. Cerca de 500 milhões de reais foram investidos para adquirir 100 desses aparelhos, além da realização de projetos e obras. Os outros 40 aceleradores serão adquiridos com recursos de convênios. Essa medida vai garantir a cobertura no Sistema Único de Saúde (SUS) de mais de 70 milhões de brasileiros, como explica o ministro da Saúde, Ricardo Barros.

 

“Estamos atendendo 74% das pessoas dentro do prazo da lei, e só poderemos atender a todos com a implantação desses equipamentos. A radioterapia depende de construção, instalação, nós precisamos cuidar para que a radiação deles não vaze, não afete as pessoas. Então nós temos um esforço muito grande, mas esses 140 novos equipamentos, somados aos que já temos, são suficientes para dar cobertura a todos os 150 milhões de brasileiros que dependem exclusivamente do SUS”.

 

Atualmente, o Brasil possui 243 aparelhos para tratamento de radioterapia em funcionamento na rede pública. Até 2019, considerando a inclusão de novos aparelhos, substituições e habilitações, o país passará a contar com 331 aceleradores lineares disponíveis para atendimento à população.

 

Reportagem, Janary Damacena.

 

SOBRE

Agência do Rádio

Ver todas as matérias
t-page