LOC.: Os pequenos negócios representam 40,8% dos exportadores nacionais, segundo estudo realizado pelo Ministério da Indústria, Comércio e Serviços, em parceria com o Sebrae. O levantamento mostra que MEIs e micro e pequenas empresas exportaram juntos 3 bilhões e duzentos milhões de dólares em 2022.
Para o analista de competitividade do Sebrae, Gustavo Reis, apesar dos números positivos relacionados aos pequenos negócios no comércio exterior, a participação ainda está abaixo do potencial do segmento. Ele acredita que existe uma necessidade de agregar mais valor às exportações.
TEC./SONORA: Gustavo Reis, analista de competitividade do Sebrae
“Então existe uma necessidade ainda de melhorar essa performance, é um desafio de médio/longo prazo, mas que o Sebrae, junto com outros parceiros, vem desenvolvendo para que a cultura exportadora faça parte do cotidiano do empresariado brasileiro.”
LOC.: Para os empreendedores que desejam ampliar o alcance de seus negócios, o Sebrae recomenda inserir o mercado internacional no planejamento estratégico da empresa; avaliar a capacidade de exportação; e escolher os bens e serviços mais competitivos. Além disso, é importante identificar qual é a melhor maneira de entrar no mercado de interesse.
O deputado federal Domingos Sávio, do PL de Minas Gerais, que participa da Frente Parlamentar Mista do Empreendedorismo, defende a importância de o país ampliar sua capacidade de exportação.
TEC./SONORA: deputado federal Domingos Sávio (PL-MG)
“Qualquer país deve ter muito zelo com a sua capacidade de exportação. Uma balança comercial positiva é garantia de uma economia saudável e de crescimento do PIB. Então, nós precisamos saber valorizar quem é capaz de exportar.”
LOC.: De acordo com o Ministério da Indústria, Comércio e Serviços, os pequenos negócios exportadores cresceram 76,2% de 2008 a 2022. No mesmo período, o valor exportado apresentou crescimento de 161,4%.
Reportagem, Fernando Alves