Data de publicação: 18 de Setembro de 2023, 16:50h, atualizado em 20 de Setembro de 2023, 17:52h
LOC.: O governo de Goiás formalizou na ultima quinta-feira (14) parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para alcançar a universalização do saneamento básico até 2033, conforme novo marco legal do saneamento . A iniciativa deve contemplar 217 municípios do estado e beneficiar mais de três milhões de pessoas, segundo a superintendente de planejamento de saneamento da Secretaria da Infraestrutura de Goiás, Adriana Pereira de Sousa. A partir de agora, o banco vai dar início aos estudos técnicos de elaboração da modelagem para a estruturação do serviço.
TEC./SONORA: Adriana Pereira de Sousa, superintendente de planejamento de saneamento da Seinfra-GO
“Os projetos serão elaborados por meio de estudos técnicos realizados pelo próprio BNDES ou por consultorias, que vão identificar, por exemplo, o cenário atual do saneamento no estado de Goiás, quais são as perspectivas de crescimento da população, qual a necessidade de investimentos necessários para a expansão do saneamento. Esse estudo do BNDES é para verificar a viabilidade da possibilidade de formalização de PPPs para que as empresas em parceria com o estado de Goiás possam investir no esgotamento desses municípios”.
LOC.: De acordo com a superintendente de planejamento de saneamento, a previsão é que os primeiros resultados dos estudos sejam entregues a partir de janeiro de 2024. Ela ainda explica que os municípios contemplados vão ser divididos em dois grupos.
TEC./SONORA: Adriana Pereira de Sousa, superintendente de planejamento de saneamento da Seinfra-GO
“Vai ter uma primeira etapa no qual 65 municípios são prioritários e os estudos iniciais serão para esses municípios no sentido de viabilizar um bloco mais ágil, devido a esses municípios estarem mais estruturados, com maiores informações, com contrato vigente com a empresa estatal. Esses 65 vão funcionar como modelo. O BNDES vai apresentar a perspectiva do modelo para o estado e provavelmente uma contratação futura. No restante dos municípios, que são os demais 162 também vão ser realizados estudos e no final dessa primeira etapa serão implementadas a modelagem para esse segundo bloco de municípios”.
LOC.: Dados do último levantamento realizado pelo Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), em Goiás, indicam que dos sete milhões de moradores do estado em 2021, 89% tinham acesso ao sistema de rede de água. Destes, apenas 62% habitam em residências com sistema de rede de coleta de esgoto.
Reportagem, Landara Lima