LOC.: No Paraná, foram registrados 3.234 novos casos de dengue entre agosto de 2023 e início de janeiro de 2024, totalizando 9.189 casos. Até o momento, não foram reportadas novas mortes. Os dados são do primeiro boletim epidemiológico da dengue de 2024, divulgado pela Sesa.
Ao todo, 254 municípios tiveram casos confirmados, porém Londrina, Apucarana e Maringá, são algumas das cidades com os maiores números de registros.
O infectologista Julival Ribeiro enfatiza que a prevenção mais eficaz contra a dengue é impedir a proliferação do Aedes Aegypti, mosquito responsável pela transmissão da doença.
TEC./SONORA: Julival Ribeiro - infectologista,
“Eliminando a água armazenada, que pode se tornar possíveis criadouros, como vasos de plantas, pneus, garrafas plásticas, piscinas sem uso, sem manutenção e para se ter uma ideia, até mesmo recipientes pequenos como tampas de garrafa podem servir de criadouros para a dengue.”
LOC.: Os sintomas de dengue são: febre alta, dores musculares bem fortes, dor ao movimentar os olhos, dor de cabeça, falta de apetite, mal-estar geral e manchas avermelhadas pelo corpo.
O infectologista alerta que, em caso de suspeita de dengue, é importante procurar imediatamente uma unidade de saúde para realizar exames e orientações sobre tratamento.
Reportagem, Sophia Stein