Saúde - undefined·17 de agosto de 2018

PARANÁ: Mãe teve mastite por quatro meses, venceu e amamentou

Por Agência do Rádio
Ouvir · 00:02:13

Imagem não disponível

A imagem principal desta matéria não foi encontrada.

KIT DE REPUBLICAÇÃO
Ver kit completo
Nos siga noGoogle News
Seguir
Esta matéria é de livre reproduçãoVer licença
JORNAL DIGITAL PARA COMUNICADORES

O conteúdo que vai ao ar começa aqui.

Áudios, textos e roteiros produzidos todos os dias para rádios e mídias online regionais. Gratuito. Pronto para usar. Em todos os 27 estados. São 25 anos ao lado de quem comunica o Brasil.

Durante quatro meses, Pollyanna Stéfany lutou para amamentar a filha de seis meses, Lorena. A mãe teve mastite nos dois seios, nesse período. A arquiteta, de 25 anos, teve uma inflamação nas glândulas mamárias, por conta da pega incorreta da filha ao mamar. Ela recebeu apoio das enfermeiras do Banco de Leite Humano de Curitiba. Após massagens, compressas frias e muita insistência, ela conseguiu ver a evolução da filha ao longo da melhora dos seios. Com pouco mais de 4kg no começo da maternidade, Lorena dobrou de peso para quase 10kg. Agora, ela come de verdade e de forma saudável.

“Quando a Lorena fez uns sete dias (de vida), eu comecei a sentir calafrio, febre, meu seio bem vermelho. Desde o começo, eu tive muito leite. Cheguei a tomar quatro tipos de antibióticos. Então, eu fiz a compressa fria para conter a produção e muita massagem. A recomendação é essa, tem que esvaziar. Mesmo com bastante dor, eu nunca deixei de amamentar. Agora, a gente dá frutinhas e legumes. E a gente corta em formato de palitinho e ela vai comendo. É um método que faz com que ela tenha mais autonomia de uma forma mais independente.”

Deixando de lado a coincidência, a enfermeira supervisora do Banco de Leite Humano de Curitiba, Pollyanna Sbalcuero, 34 anos, prestou apoio à xará até o fim do tratamento. Ela ainda deixa conselhos para outras mães sobre a mastite.

“Ela chegou ao Banco de Leite com essa mastite bilateral e a gente fez todo o trabalho de orientação de ensinar a esgotar a mama. Ela superou, passou por essa mastite e conseguiu amamentar normalmente depois. Às vezes, as mães têm aquela intenção de querer esgotar a mama e vão para debaixo do chuveiro quente. E isso, na verdade, acaba estimulando mais a produção do leite e ainda acaba empedrando, né?”

É como dizem, ser mãe não é fácil. Mas, se existe compaixão pela criança e determinação de querer realmente amamentar, o leite materno se torna mais forte ainda. Então, procure ajuda de profissionais da saúde, como fez a mãe Pollyanna. Cada detalhe é essencial para a vida de um bebê. Sendo assim, esteja consciente de que a amamentação é a base da vida.

#EuAmamento

SOBRE

Agência do Rádio

Ver todas as matérias
t-page