LOC.: Estados e municípios já podem enviar as informações relacionadas ao primeiro bimestre de 2023 ao Sistema de Informação de Orçamentos Públicos em Saúde. O SIOPS é uma ferramenta eletrônica de monitoramento e controle do financiamento e dos gastos públicos com saúde criado pelo Ministério da Saúde. O SIOPS tem como objetivo proporcionar maior transparência e eficiência no uso dos recursos destinados ao setor.
O economista Guidi Nunes explica que as informações adicionadas ao sistema são utilizadas para o cálculo e repasse de recursos federais para a saúde, além de serem importantes para o monitoramento e avaliação das políticas públicas dessa área.
TEC./SONORA: Guidi Nunes - economista
“O SIOPS é obrigatório para todos os municípios, estados e o Distrito Federal e é utilizado para registrar informações sobre as receitas e despesas realizadas pelos entes federativos, bem como sobre as ações e serviços de saúde prestados à população.”
LOC.: O SIOPS está disponível para acesso por gestores municipais, técnicos, pesquisadores e cidadãos interessados em obter informações sobre a administração de recursos públicos na área da saúde no Brasil.
Nunes pontua a importância do monitoramento e controle das informações pela população.
TEC./SONORA: Guidi Nunes - economista
“É um papel importantíssimo para o dia a dia, inclusive para a própria população garantir o seu direito à saúde.”
LOC.: Para o esclarecimento de dúvidas e demais orientações, o Ministério da Saúde se coloca à disposição por meio da coordenação do SIOPS pelo e-mail [email protected] ou telefones (61) 3315-3173 / 3172 / 2901 / 2823.
Reportagem, Sophia Stein