Norma da ABNT sobre disposição de rejeitos é atualizada

A atualização incorporou avanços como diretrizes específicas para a disposição de rejeitos desaguados em forma de pilhas.

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), por meio da secretaria técnica da ABNT/CEE-220 (Comissão de Estudo Especial para Elaboração de Projetos para Disposição de Rejeitos e Estéreis em Mineração) concluiu, em parceria com a Associação Brasileira de Mecânica de Solos (ABMS), o processo de revisão da norma ABNT NBR 13028. A atualização incorporou avanços como diretrizes específicas para a disposição de rejeitos desaguados em forma de pilhas.

A nova versão é a quinta edição da norma, que passou a ser dividida em três partes, publicadas em 4 de dezembro de 2025: a ABNT NBR 13028-1, referente à terminologia; a ABNT NBR 13028-2, que estabelece os requisitos; e a ABNT NBR 13028-3, que trata da disposição de rejeitos desaguados em pilhas. Criadas originalmente na década de 1990, as normas são revisadas periodicamente para acompanhar a evolução técnica e regulatória do setor mineral. O processo de revisão começou em dezembro de 2024, com o escritório do IBRAM em Minas Gerais atuando como ponto de apoio para reunir especialistas em Belo Horizonte e viabilizar a participação remota de profissionais de diferentes regiões.

A revisão incorporou novos conceitos, demandas e práticas já adotadas em projetos atuais de disposição de rejeito, alinhando a norma às portarias e resoluções vigentes da Agência Nacional de Mineração (ANM). “Ao longo das nove reuniões realizadas, o processo foi conduzido de forma totalmente transparente e aberta à participação da sociedade, com informações amplamente divulgadas em página dedicada na internet. As decisões da comissão foram tomadas por consenso, assegurando equilíbrio entre as diferentes representações e garantindo que os princípios de transparência e colaboração fossem rigorosamente observados’’, destacou Aline Nunes, gerente de Assuntos Minerários do IBRAM.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.