Data de publicação: 18 de Dezembro de 2018, 02:19h, Atualizado em: 17 de Julho de 2020, 18:32h
Alerta vermelho em Mogi das Cruzes. Neste ano, um morador morreu por conta da Febre Amarela. Ele contraiu a doença em Santa Isabel-SP. Desde 2017 até outubro de 2018, a Secretaria de Saúde do município vacinou mais da metade da população, estimada em aproximadamente 420 mil habitantes. Com a nova campanha de imunização, a Secretaria espera vacinar algo em torno de 100 mil pessoas. A única forma eficaz de se prevenir contra o vírus é por meio da vacinação, disponível para todos a partir dos nove meses de idade. A médica Helena Sato, diretora técnica da Divisão de Imunização da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, recomenda para os mogianos que ainda não tomaram a vacina, que procurem o posto de saúde mais próximo da sua casa.
“Hoje, todo o Estado de São Paulo tem a indicação de tomar a vacina. Esse vírus circulou no nosso estado, em uma área que moram cerca de 27 milhões de pessoas. O nosso chamado, em especial ao Estado de São Paulo e para o restante do país, é para as pessoas que não tomaram ainda a vacina, que procurem o posto mais próximo da sua casa.”
A Febre Amarela não é brincadeira e muito menos está distante de Mogi das Cruzes. Todo o Estado de São Paulo está em alerta máximo. O verão está chegando e milhares de pessoas vão circular de um lado para outro, aumentando em muito o risco de moradores contraírem a doença. Para evitar a Febre Amarela só tem um caminho: a vacina. Por isso, as doses estão disponíveis em 35 Unidades Básicas de Saúde do município. A secretária da Catedral de Sant’anna, Marcela Brito, de 31 anos, fez o que tem de ser feito. Tomou a vacina e deixa um recado para você que ainda não se vacinou.
“O recado é que as pessoas se vacinem, independente das idades. Porque é muito importante. Previne contra esse mosquito que causa essa doença e é essencial a gente tomar esse cuidado.”
Manter a Febre Amarela longe de Mogi das Cruzes é de responsabilidade de todos. Todas as pessoas acima de 9 meses devem procurar o posto de saúde mais próximo da sua casa e tomar a vacina. A Febre Amarela pode matar. Só a vacina protege contra a doença. Se você já se vacinou, não precisa tomar novamente. Para mais informações, acesse: portalms.saude.gov.br. Ministério da Saúde, Governo Federal.