MOGI DAS CRUZES (SP): Mogi das Cruzes já tem caso confirmado de Febre Amarela

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

Alerta vermelho em Mogi das Cruzes. Neste ano, um morador morreu por conta da Febre Amarela. Ele contraiu a doença em Santa Isabel-SP. Desde 2017 até outubro de 2018, a Secretaria de Saúde do município vacinou mais da metade da população, estimada em aproximadamente 420 mil habitantes. Com a nova campanha de imunização, a Secretaria espera vacinar algo em torno de 100 mil pessoas. A única forma eficaz de se prevenir contra o vírus é por meio da vacinação, disponível para todos a partir dos nove meses de idade. A médica Helena Sato, diretora técnica da Divisão de Imunização da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, recomenda para os mogianos que ainda não tomaram a vacina, que procurem o posto de saúde mais próximo da sua casa.

 

“Hoje, todo o Estado de São Paulo tem a indicação de tomar a vacina. Esse vírus circulou no nosso estado, em uma área que moram cerca de 27 milhões de pessoas. O nosso chamado, em especial ao Estado de São Paulo e para o restante do país, é para as pessoas que não tomaram ainda a vacina, que procurem o posto mais próximo da sua casa.”

 

A Febre Amarela não é brincadeira e muito menos está distante de Mogi das Cruzes. Todo o Estado de São Paulo está em alerta máximo. O verão está chegando e milhares de pessoas vão circular de um lado para outro, aumentando em muito o risco de moradores contraírem a doença. Para evitar a Febre Amarela só tem um caminho: a vacina. Por isso, as doses estão disponíveis em 35 Unidades Básicas de Saúde do município. A secretária da Catedral de Sant’anna, Marcela Brito, de 31 anos, fez o que tem de ser feito. Tomou a vacina e deixa um recado para você que ainda não se vacinou.

 

“O recado é que as pessoas se vacinem, independente das idades. Porque é muito importante. Previne contra esse mosquito que causa essa doença e é essencial a gente tomar esse cuidado.”

 

Manter a Febre Amarela longe de Mogi das Cruzes é de responsabilidade de todos. Todas as pessoas acima de 9 meses devem procurar o posto de saúde mais próximo da sua casa e tomar a vacina. A Febre Amarela pode matar. Só a vacina protege contra a doença. Se você já se vacinou, não precisa tomar novamente. Para mais informações, acesse: portalms.saude.gov.br. Ministério da Saúde, Governo Federal.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.