MINUTO DA SAÚDE: Saiba como se proteger das ISTs

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

As Infecções Sexualmente Transmissíveis, as ISTs, como a sífilis, hepatites virais, HIV/Aids e a gonorreia, são causadas por vírus e bactérias repassados entre a população por meio de relações sexuais desprotegidas.

De acordo com o Ministério da Saúde, o uso da camisinha vem caindo com o passar do tempo, entre o público jovem, no Brasil, favorecendo o crescimento de casos de HIV, por exemplo.  

Por isso, é importante ficar atento às dicas de prevenção do médico sanitarista do Centro de Referência e Treinamento em IST/Aids, de São Paulo, Artur Kalichman. 

“Hoje, são várias as maneiras que se tem de se fazer prevenção das ISTs. Uma questão importante é testar, é saber se tem. E a maior parte das ISTs se previne pelo uso da camisinha. Então, a camisinha, em relação às ISTs – gonorreia, sífilis, clamídia – é sem dúvida o método mais eficaz de prevenção que as pessoas podem ter, tanto a camisinha masculina, quanto a feminina.” 

Proteja-se! Usar camisinha é uma responsa de todos. Se notar sinais de uma infecção Sexualmente Transmissível (IST), procure uma unidade de saúde e informe-se. Saiba mais em: saude.gov.br/ist. 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.