Saúde - undefined·13 de abril de 2017

MINUTO DA SAÚDE: Água sanitária é uma alternativa de combate ao mosquito

Por Agência do Rádio
Ouvir ·

Imagem não disponível

A imagem principal desta matéria não foi encontrada.

KIT DE REPUBLICAÇÃO
Ver kit completo
Nos siga noGoogle News
Seguir
Esta matéria é de livre reproduçãoVer licença
JORNAL DIGITAL PARA COMUNICADORES

O conteúdo que vai ao ar começa aqui.

Áudios, textos e roteiros produzidos todos os dias para rádios e mídias online regionais. Gratuito. Pronto para usar. Em todos os 27 estados. São 25 anos ao lado de quem comunica o Brasil.

LOC: O mosquito que transmite Dengue, Zika e Chikungunya gosta de água parada para colocar seus ovos. Para impedir a formação das larvas é muito importante manter todo e qualquer recipiente, desde um vaso de flor até a piscina, sempre limpo. Para isso, alguns usam água sanitária para combater o mosquito. Mas será que isso realmente funciona? O pesquisador do Instituto Oswaldo Cruz e especialista no mosquito, Ademir Martins, esclarece as dúvidas.

TEC/SONORA: Ademir Martins, pesquisador do Instituto Oswaldo Cruz especialista no mosquito transmissor.

“A água sanitária, de fato, mata as larvas do mosquito. A questão é: onde usar água sanitária, com qual frequência, qual tipo de água sanitária, qual a concentração. A gente nunca sabe exatamente qual é o certo. Então, o melhor é a gente evitar que a água se acumule para que a gente não precise usar água sanitária ou qualquer outra coisa. Se for o caso de piscina, de fonte, alguma coisa que, de fato, precise ter água e ficar aberto, pois não tem jeito de telar ou proteger, a água sanitária pode até ajudar. Principalmente a água sanitária pode ser boa para a gente lavar os pratinhos, aqueles utensílios que acumulam água, esfregando com uma esponjinha pra poder eliminar os ovos. Mas não é tão garantido assim que a água sanitária vai funcionar. A gente nunca sabe a concentração da água sanitária e a frequência que estamos usando naqueles potinhos. Então, em primeiro lugar, sempre evitar o acúmulo de água parada.”

SOBRE

Agência do Rádio

Ver todas as matérias
t-page