Ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, em anúncio da pesquisa nacional. Foto: Luis Fortes/MEC
Ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, em anúncio da pesquisa nacional. Foto: Luis Fortes/MEC

MEC realizará pesquisa para traçar panorama da alfabetização infantil

Objetivo da iniciativa, que acontecerá em parceria com o Inep, é adquirir informações para a criação de políticas educacionais para alfabetização infantil

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

Na última semana, o Ministério da Educação anunciou a realização de uma pesquisa nacional que permitirá compreender qual é o nível esperado de alfabetização de uma criança ao final do 2º ano do ensino fundamental. O estudo será conduzido pelo Inep e vai ouvir professores alfabetizadores para compreender os conhecimentos e habilidades de uma criança alfabetizada. Com essas informações, o objetivo é subsidiar, com parâmetros técnicos claros, o planejamento e a execução de uma política nacional de alfabetização. Outro objetivo do MEC é entender como essa alfabetização acontece em cada realidade e compatibilizar os padrões.

A apresentação de como a pesquisa será feita aconteceu durante o encontro “Alfabetiza Brasil: diretrizes para uma política nacional de alfabetização”, que acontece no MEC e reuniu autoridades no assunto. Na oportunidade, o ministro da Educação, Camilo Santana, ressaltou a respeito da importância do ensino. “O Brasil é um dos países mais desiguais do planeta, e não há outro caminho, a história tem mostrado isso, que é através  da educação que se constrói bases sociais, de justiça social, em qualquer parte do mundo”, destacou. O ministro também  enfatizou a importância da educação para  democracia. E  afirmou que a qualidade do  ensino público está entre as metas estabelecidas pelo governo federal para os cem primeiros dias, com reconstrução de políticas públicas voltadas à educação.

Ainda durante a cerimônia, o presidente do Inep, Manuel Palácios, contextualizou que existem programas regionais para avaliar o nível de alfabetização das crianças, e ressaltou a importância  de um parâmetro que seja nacional. “O que o Inep se propõe a fazer com essa pesquisa, além de suprir uma lacuna do próprio Instituto, que até aqui não havia ele próprio estabelecido uma proposta do que seria o desempenho adequado de uma criança alfabetizada,  é promover um entendimento entre todas as redes, em especial com os profissionais que atuam na alfabetização sobre como devemos entender esse objetivo, como interpretar esse objetivo tão importante”.

Uma das principais metas da educação pública brasileira é assegurar a alfabetização de todas as crianças brasileiras ao final  do segundoº ano do ensino fundamental. Ao todo participarão da pesquisa 341 professores alfabetizadores, representantes de secretarias municipais de educação de todos os estados brasileiros e também do Distrito Federal. A aplicação  da pesquisa será concentrada em cinco capitais, uma por região: Belém (PA), Recife (PE), Brasília (DF), São Paulo (SP) e Porto Alegre (RS).

Receba nossos conteúdos em primeira mão.