Saúde - undefined·04 de março de 2020

Mato Grosso teve quase 400 casos de HIV no ano passado; Aids atingiu 12.500 pessoas, nos últimos 20 anos

A população de Mato Grosso precisa se prevenir das Infecções Sexualmente Transmissíveis, as ISTs, como HIV, sífilis, gonorreia, HPV e hepatites. Cerca de 400 casos de HIV foram notificados no estado, apenas nos seis primeiros meses do ano passado. Já a Aids, doença causada pelo HIV, atingiu aproximadamente 12.500 mato-grossenses, nos últimos 20 anos.

Por Agência do Rádio
Ouvir · 00:03:38

Imagem não disponível

A imagem principal desta matéria não foi encontrada.

KIT DE REPUBLICAÇÃO
Ver kit completo
Nos siga noGoogle News
Seguir
Esta matéria é de livre reproduçãoVer licença
JORNAL DIGITAL PARA COMUNICADORES

O conteúdo que vai ao ar começa aqui.

Áudios, textos e roteiros produzidos todos os dias para rádios e mídias online regionais. Gratuito. Pronto para usar. Em todos os 27 estados. São 25 anos ao lado de quem comunica o Brasil.

A população de Mato Grosso precisa se prevenir das Infecções Sexualmente Transmissíveis, as ISTs, como HIV, sífilis, gonorreia, HPV e hepatites. Cerca de 400 casos de HIV foram notificados no estado, apenas nos seis primeiros meses do ano passado. Já a Aids, doença causada pelo HIV, atingiu aproximadamente 12.500 mato-grossenses, nos últimos 20 anos. Os dados são do último Boletim Epidemiológico HIV/AIDS, divulgado pelo Ministério da Saúde.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a OMS, todos os dias, ocorrem 1 milhão de novas Infecções Sexualmente Transmissíveis no mundo e a maior preocupação das autoridades em Saúde brasileiras é com os jovens.

As ISTs podem ser prevenidas com uso do preservativo. No entanto, esse cuidado está diminuindo entre as pessoas de 15 a 29 anos e a tendência é de aumento dos casos de Infecções Sexualmente Transmissíveis nos estados, como alerta o Ministério da Saúde.

A negligência no uso do preservativo é um dos fatores que pode contribuir para o aumento das Infecções Sexualmente Transmissíveis entre os jovens, como explica Angélica Espinosa Miranda, coordenadora geral de Vigilância das Infecções Sexualmente Transmissíveis, do Ministério da Saúde. 

“São infecções. e muitas vezes, a pessoa não terá sintoma aparente. Então, o principal desafio é a orientação da população, que saiba o risco que corre e procure uma unidade de saúde quando achar que está contaminada. E mesmo que não ache, deve usar o preservativo em toda relação sexual.”

Além do HIV e da Aids, o estado do Mato Grosso registrou mais de 600 casos de sífilis, no primeiro semestre do ano passado, e nos últimos 10 anos foram mais de 5.700 casos registrados. As hepatites virais mataram mais de 700 mato-grossenses, de 2000 a 2017.

Arte: Ítalo Novais/Sabrine Cruz

Em todo país, o tipo C da hepatite é o mais prevalente e letal, com 26.167 casos notificados, no último ano pesquisado.

Os dados mais recentes do Ministério da Saúde mostram que, em um ano, em todo Brasil, mais de 158 mil pessoas contraíram sífilis. Além disso, cerca de 900 mil pessoas convivem com o HIV, no país.  De acordo com dados oficiais, a maioria dos casos de infecção pelo HIV é registrada na faixa de 20 a 34 anos, em todos os estados.

A prevenção é a melhor forma de proteção das ISTs. O uso do preservativo é um hábito que precisa ser constante, durante todo o ano, como ressalta diretor do Departamento de ISTs do Ministério da Saúde, Gerson Pereira.   

“E a gente coloca um jovem como prioridade nessa campanha é porque a gente sabe olhando os dados de sífilis das hepatites do HIV Aids, que essas doenças são mais frequentes, hoje, na população de 15 a 29 anos. A prevenção maior dessas doenças é o uso do preservativo”. 

Este ano, o Ministério da Saúde pretende distribuir mais de 570 milhões de preservativos. A quantidade representa um aumento de 12 por cento em relação ao número de preservativos distribuídos no ano passado, quando foram enviadas 509,9 milhões de preservativos aos estados.

Além disso, as unidades de saúde do Sistema Único de Saúde do SUS, contam com testes rápidos ou laboratoriais para ISTs. Apenas para o diagnóstico da sífilis, serão distribuídos quase 14 milhões de testes rápidos em todo país.

Proteja-se! Usar camisinha é uma responsa de todos. Se notar sinais de uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST), procure uma unidade de saúde e informe-se. Saiba mais em: saude.gov.br/ist. 

Áudio
0:00 / 0:00
Áudio
0:00 / 0:00
SOBRE

Agência do Rádio

Ver todas as matérias
t-page