A Tuberculose é uma doença e uma realidade que teima em marcar presença em Mato Grosso. Você sabia disso? Só no ano passado, o estado teve mil e duzentos e oitenta novos casos da doença. Isso porque, a bactéria responsável pela Tuberculose, o bacilo de Koch, está no ar e qualquer pessoa pode entrar em contato e ficar doente. Só que o maior risco de transmissão e contaminação está nas unidades prisionais, já que ambientes com muita gente, pouca ventilação e pouco sol são mais favoráveis ao bacilo, como explica a coordenadora do Programa Nacional de Controle da Tuberculose, Denise Arakaki.
“A Tuberculose é uma doença que é passada de pessoa a pessoa e é transmitida pelo ar. O ar é que é o veículo do bacilo. Então, uma pessoa que tem Tuberculose Pulmonar quando ela fala, quando ela tosse, quando ela espirra, ela libera no ar algumas partículas que contém o bacilo da Tuberculose. Então, ambiente fechado onde não há a circulação, o ar não circula, você não faz a troca de ar. É um ambiente bem favorável pra transmissão do bacilo.”
Um estudo da Organização Mundial da Saúde apontou que detentos têm 28 vezes mais chances de adoecer por Tuberculose. Ou seja, os três mil e duzentos detentos das seis unidades prisionais do Mato Grosso estão em maior risco do que toda a população do estado. A fim de diminuir as possibilidades de transmissão, a enfermeira e técnica da equipe do Programa de Controle da Tuberculose do Mato Grosso, Simone Gutierrez, dá alguns conselhos.
“ Para a população, para as populações vulneráveis em especial ficar alerta à questão dos visitantes, quer dizer, são familiares, pessoas que por algum motivo fazem visitas nas unidades prisionais. Porque uma unidade prisional, onde o ambiente já é desfavorável pra população de uma forma como um todo, nós podemos estar entrando saudáveis e saindo doentes ou vice-versa. Nós podemos estar transitando o bacilo nessas unidades. Então, assim, evitar a visita quando tiver bebê recém-nascido, criança pequena que não tenha sido vacinada ainda. Gestantes é bom estar evitando as visitas nas unidades prisionais, os idosos... Quer dizer, são populações que têm uma vulnerabilidade maior de estar se contaminando. E o ambiente já é favorável pro bacilo. É favorável pra transmissão.”
Toda a população do Mato Grosso está convocada a se unir contra a Tuberculose. Lembre-se: a doença pode atingir qualquer pessoa. Então, tossiu por mais de três semanas ou está suando demais à noite e perdendo peso muito rápido? Vá para a unidade de saúde mais próxima e peça para fazer o teste da Tuberculose. A Tuberculose tem cura! Todos juntos contra a Tuberculose. Para mais informações acesse: saude.gov.br/tuberculose.
#TBtemCura