A campanha de vacinação contra a febre amarela vai até a próxima sexta-feira, dia nove de março. Uma das ações realizadas por Mata de São João, durante a mobilização, é a chamada Sala de Espera. A coordenadora de Vigilância Epidemiológica de Mata de São João, Maria de Fátima Grande, explica que as salas funcionam da seguinte maneira: quando a população vai até uma unidade de saúde, para algum outro tipo de atendimento, a equipe da unidade agrupa essas pessoas e aproveita o momento para conversar sobre a importância da vacina e sobre a doença.
“Aquelas pessoas que não estão vacinadas aproveitam aquele momento já para tomar a vacina. E as que já foram vacinadas, que fizeram parte, também, daquela sala de vacina, multiplicam essa informação. Então, na realidade, é uma forma também de a gente levar para a comunidade, estender a importância de estar vacinado contra a febre amarela.”
Além de ações como a Sala de Espera, a vacina contra a febre amarela está disponível em 14 unidades de saúde do município. Não há casos da doença registrados em moradores locais, mas é preciso se proteger. Na Bahia, de julho de 2017 a fevereiro de 2018, foram notificados 33 casos de febre amarela. Do total, 24 foram descartados e nove ainda estão sendo investigados. A coordenadora substituta do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde, Ana Goretti, pede que os moradores estejam atentos e se protejam.
"Eu faço um apelo à população, que agora compareça às unidades de saúde, para aquelas pessoas que nunca tomaram a vacina contra febre amarela se vacinem, se previnam. Essa vacina ela é extremamente importante, é a arma mais eficaz que a gente tem contra essa doença.”
O horário de atendimento para vacinação em todas as unidades de saúde do município é de segunda a sexta-feira, de oito da manhã às cinco da tarde. Leve um documento oficial com foto e o cartão de vacina para receber a dose contra a doença. Procure a unidade de saúde mais próxima e se previna. Para mais informações, acesse saude.gov.br/febreamarela.