Data de publicação: 20 de Março de 2023, 17:40h
LOC.: Mais de 4,5 milhões de brasileiros já tomaram a vacina bivalente contra a Covid-19. Até o momento, o imunizante está sendo aplicado em pessoas com mais de 70 anos de idade, imunocomprometidas, que trabalhem ou estejam abrigadas em instituições de longa permanência, indígenas, ribeirinhos e quilombolas, por possuírem maior risco de desenvolver formas graves do vírus.
Para poder ter acesso a vacina, o público elegível precisa ter completado o esquema vacinal primário e respeitar o prazo mínimo de quatro meses desde a última dose recebida. A infectologista Larissa Tiberto explica a importância de ter o esquema vacinal completo.
TEC./SONORA: Larissa Tiberto - infectologista
“Estar com o cronograma vacinal completo é fundamental para manter a memória imunológica a fim de diminuir a contaminação e evitar os casos graves da doença, o que diminui também a mortalidade no mundo inteiro.”
LOC.: De acordo com o Ministério da Saúde, a vacinação também está avançando entre os povos e comunidades tradicionais, que já receberam quase 37 mil doses bivalentes, e povos indígenas, com quase 16 mil doses.
Com o avanço da cobertura no público inicial, outros grupos prioritários serão imunizados. Por isso, é importante que cada um fique atento às informações divulgadas pelos municípios para saber o momento de procurar uma unidade de saúde.
A infectologista ressalta que apenas fazendo uma proteção preventiva contra a covid-19 teremos chances de acabar de vez com a pandemia.
TEC./SONORA: Larissa Tiberto - infectologista
“A vacina bivalente é uma vacina segura que nos protege contra variante ômicron e as suas sub variantes.”
LOC.: Para consultar os locais e horários de vacinação da sua cidade, entre em contato com a Secretaria de Saúde do município.
Reportagem, Sophia Stein