Data de publicação: 23 de Junho de 2022, 03:00h, atualizado em 22 de Junho de 2022, 22:57h
LOC.: Todos os anos, cerca de 11 mil pessoas morrem no estado de São Paulo em decorrência da alta quantidade de poluentes no ar. Na capital, por exemplo, a estimativa é de que três mil mortes sejam causadas por problemas de saúde agravados pelas emissões de poluentes da frota de ônibus a diesel.
Em meio a esse cenário, o deputado federal Paulo Teixeira (PT-SP) defende a aprovação do projeto de lei que institui a Política Nacional de Qualidade do Ar. O parlamentar é o autor do projeto, que cria instrumentos que estabelecem padrões e monitoramento da qualidade do ar para evitar problemas de saúde pública e auxiliar questões ambientais.
TEC./SONORA: Paulo Teixeira, deputado federal (PT-SP)
“É uma política para saber o nível de poluição do ar, principalmente nas cidades brasileiras. Esse nível de poluição do ar é muito importante para que nós consigamos manter um baixo nível de poluição do ar, tendo em vista que um nível superior ao estabelecido pode gerar doenças pulmonares, como câncer de pulmão, doenças cardiovasculares e doenças de natureza neurológica.”
LOC.: Os programas públicos criados a partir da política devem, ainda, considerar o impacto ambiental associado às emissões de poluentes. Medidas como essa, segundo a engenheira ambiental Beatriz Rodrigues, são essenciais não apenas para questões ambientais, mas também de saúde pública.
TEC./SONORA: Beatriz Rodrigues, engenheira ambiental
“A ideia é justamente garantir uma melhoria contínua da qualidade do ar, com o cuidado para que essas emissões sejam ambientalmente corretas. A gente melhora a saúde do ambiente, diminuindo, assim, os problemas relacionados às emissões. A ideia da política é garantir esse desenvolvimento sustentável. Para tanto, vão ser estabelecidas ações de prevenção, combate e redução das emissões de poluentes e dos efeitos da degradação da atmosfera.”
LOC.: Outro ponto importante é a criação de programas e projetos setoriais, além de planos nacionais e estaduais de gestão da qualidade do ar e de controle da poluição por fontes emissoras.
Atualmente, a proposta está na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados.
Reportagem, Marquezan Araújo