Data de publicação: 22 de Junho de 2022, 03:30h
LOC.: Um estudo da Consultoria Legislativa da Câmara dos Deputados aponta que a guerra entre a Rússia e a Ucrânia fez os adubos e fertilizantes ficarem cerca de 140% mais caros. Os fertilizantes ajudam a aumentar a produtividade das lavouras e o Brasil importa mais de 80% do total desses produtos que utiliza na agricultura.
O cientista político Paulo Kramer, da Fundação da Liberdade Econômica, diz que as autoridades brasileiras agiram bem para minimizar os impactos da guerra sobre a economia do país.
TEC./SONORA: Paulo Kramer, cientista político
“É preciso reavaliar positivamente a viagem que o presidente Jair Bolsonaro fez à Rússia um pouco antes da invasão à Ucrânia. Essa visita gerou muita polêmica, porque parecia que o Brasil estava escolhendo um lado, mas passados alguns meses a gente pode enxergar melhor que ele se esforçou para garantir o abastecimento dos fertilizantes que são tão importantes para o nosso agronegócio, nossa produção e exportação de alimentos”.
LOC.: O conflito no leste europeu também contribui para que o preço do petróleo no mercado internacional subisse cerca de 70%, segundo o estudo. Apesar de não comprar petróleo russo, o que não gera prejuízo para o abastecimento interno, o Brasil, assim como outros países, viu o preço dos combustíveis disparar nos últimos meses, o que aumentou o custo dos insumos, dos fretes e, por consequência, a inflação.
O senador Luiz Carlos Heinze (PP-RS) defende que o Brasil só vai conseguir conter a escalada no preço dos combustíveis internamente se houver articulação entre União, estados e municípios.
TEC./SONORA: Luiz Carlos Heinze (PP-RS)
“Agora não é hora de procurar culpados. É hora de resolver o problema. A crise dos combustíveis é mundial. Temos uma guerra regional em curso e saímos de uma pandemia. São muitos os desafios e nossa obrigação é atuar para minimizar os impactos para a população brasileira. Todo mundo precisa fazer a sua parte. Entendo que o governo federal está buscando uma solução e compactuo com isso”.
LOC.: A consultoria destaca que a guerra entre Rússia e Ucrânia não trouxe apenas efeitos negativos para a economia brasileira. O estudo diz que o Brasil pode ter sido beneficiado de forma momentânea por investimentos estrangeiros realocados por conta do conflito.
Reportagem, Felipe Moura