
Voltar
LOC.: Com o terceiro menor repasse de 2025, os cinco mil e quinhentos municípios brasileiros receberam 1 bilhão e 395 milhões de reais, na última quarta (20), referente ao segundo decêndio de agosto. O montante representa um valor 13% inferior do que no mesmo período de 2024, apesar do repasse intermediário ser tradicionalmente inferior aos outros dois do mesmo mês.
O assessor de orçamento Cesar Lima demonstra que o desempenho causa preocupação e sugere a necessidade de acompanhamento do recuo dos valores destinados aos municípios.
TEC/SONORA: CÉSAR LIMA, assessor de orçamento
“Esse foi o terceiro menor do ano, perdendo somente para fevereiro e para abril. Esperamos que não seja um mau sinal, que seja apenas uma sazonalidade, e vamos acompanhar os próximos decêndios para saber se esse resultado permanece em baixa ou não.”
LOC.: O FPM é integrado por parte da arrecadação do Imposto de Renda e do IPI, repassada pela União. O fundo é uma das principais fontes de receita das prefeituras, especialmente das cidades de pequeno e médio porte. Os valores garantem recursos para saúde, educação, infraestrutura e pagamento de pessoal.
São Paulo e Minas Gerais ficaram com as maiores parcelas neste decêndio, cada um recebendo mais de 171 milhões de reais. Já o Amapá, com apenas 16 municípios, recebeu 1 milhão e 600 mil reais, sendo o menor valor entre os estados.
Para saber quanto o seu município recebeu neste repasse do FPM acesse brasil61.com e confira.
Reportagem, Bianca Mingote, locução, Sophia Stein