LOC.: Até o dia 20 de maio, mais de 6 milhões e 600 mil microempreendedores individuais já haviam entregado a Declaração Anual do Simples Nacional para a Receita Federal referente ao ano-calendário 2023. No final do ano passado, o órgão contabilizou cerca de 15 milhões e 700 mil CNPJs ativos como MEIs. Portanto, ainda faltam 9 milhões de microempreendedores individuais para cumprirem a obrigação, ou seja, mais da metade.
O prazo encerra em 31 de maio. A medida é obrigatória e serve para informar os rendimentos anuais da empresa no exercício do ano anterior, neste caso, em 2023. Quem não o fizer fica com pendência na Receita Federal e deve pagar uma multa de 2% por cada mês de atraso (com limite de até 20%) sobre o valor total dos tributos declarados. O valor mínimo é de 50 reais.
Para os MEIs do Rio Grande do Sul, o prazo para entregar a declaração foi prorrogado até 31 de julho, por conta da situação de calamidade pública provocada pelas chuvas no estado.
Para se enquadrar como MEI, o empreendimento deve ter um faturamento anual de no máximo 81 mil reais. Entre as vantagens de estar regularizado, o empreendedor fica coberto pelos benefícios previdenciários, pode emitir nota fiscal, ter acesso a melhores condições de linhas de crédito e participar de processos de compras governamentais.
Mesmo quem não teve rendimentos em 2023, mas já tinha o CNPJ ativo como MEI, precisa entregar a declaração até 31 de maio. Para isso basta acessar o Portal do Empreendedor.
A confeiteira Fernanda Pinheiro Portela começou o próprio negócio como MEI na cidade de Brasília, em 2018: a Fê Portela Confeitaria. O negócio começou com um fogão convencional no próprio apartamento e hoje ela já conseguiu abrir uma loja física na garagem de casa. Esse ano, Fernanda já entregou a declaração.
TEC./SONORA: Fernanda Pinheiro Portela
“Para mim, ela permite organização e transparência financeira do meu negócio. Eu acredito que é essencial ter uma base consolidada.”
LOC.: No mesmo mês que encerra o prazo para entregar a Declaração Anual do Simples Nacional, o Sebrae promove em todo o país, entre os dias 20 e 24 de maio, a Semana do MEI. De forma gratuita, a programação inclui atividades presenciais e online, como palestras, oficinas práticas e cursos, como explica o gerente de relacionamento com o cliente do Sebrae, Ênio Pinto.
TEC./SONORA: Ênio Pinto, gerente de relacionamento com o cliente do Sebrae.
“Em maio, nós aproveitamos que o microempreendedor individual precisa fazer a Declaração Anual Simplificada, para interagir com o empreendedor de pequeno porte e entregar para ele conteúdo relevante para todo o processo de gestão do negócio dele. Então vai ter um dia em que vamos abordar as questões ligadas a finanças, em outro a questão de planejamento, em outro a questão de vendas, vendas digitais inclusive. É atualizar o conhecimento que ele precisa ter para estar à frente desse empreendimento e vir a ter uma possibilidade maior de sucesso.”
LOC.: A programação completa está disponível na página sebrae.com.br/semanadomei.
Reportagem, Paloma Custódio