LOC.: Saber exatamente o momento exato de obter crédito — e como fazer uma análise da gestão financeira do negócio para identificar o valor e a capacidade de pagamento desse empréstimo — é a proposta da nova plataforma do Sebrae, a página Crédito Consciente.
Uma das ferramentas mais inovadoras da plataforma Crédito Consciente, lançada no último dia 30, é a Calculadora de Planejamento Financeiro Empresarial. Nela é possível identificar a real necessidade de crédito, como explica o coordenador de Educação e Orientação Financeira do Sebrae, Augusto Togni.
TEC./SONORA: Augusto Togni, coordenador de Educação e Orientação Financeira do Sebrae
“Será que essa empresa realmente precisa de crédito ou pode ser que com um olhar mais profundo sobre a gestão das suas finanças, sobre uma readequação das suas políticas de compra de insumos ou de pagamentos de fornecedores, pode se constatar que talvez com alguns pequenos ajustes não é necessário buscar um crédito para o seu negócio.”
LOC.: A plataforma possibilita que com alguns passos simples o empreendedor consiga ir em busca do crédito.
Após usar a calculadora, a plataforma apresenta a Coletânea de Linhas de Crédito, que permite uma consulta de modalidades de financiamento, taxas, carências e regras gerais.
Após escolhida a linha de crédito, é só lançar as informações e o montante de crédito desejado na calculadora, que vai mostrar a capacidade de pagamento daquele tipo de empréstimo e dar mais segurança ao buscar uma instituição financeira para negociar o crédito.
A empreendedora Rebeca Andrade, de 27, abriu uma empresa de paisagismo com foco nos jardins verticais, há dois anos. A ideia de começar um modelo de negócio sustentável e trabalhar com plantas em Salvador, na Bahia, surgiu durante a pandemia.
Para ela, essa novidade pode ajudar a trazer mais conhecimento para os donos de negócios, já que um dos maiores desafios é justamente a parte financeira.
TEC./SONORA: Rebeca Andrade - empreendedora
“Espero que de fato ajude muitas pessoas a empreender de forma consciente, porque nada funciona sem investimento. E muitas pessoas têm esse sonho de empreender, mas não possuem o aporte financeiro necessário. Então acabam se comprometendo, se endividando e creio que essa ferramenta pode trazer muita clareza e transparência.”
LOC.: Para auxiliar os empreendedores que precisam de um empréstimo, mas não conseguem por falta de garantia, o Sebrae anunciou o aporte de R$ 2 bilhões no Fundo de Aval para Micro e Pequenas Empresas (Fampe), garantindo R$ 30 bilhões de crédito por meio das instituições financeiras para os pequenos negócios em todo o país.
A plataforma Crédito Consciente está disponível no site: www.sebrae.com.br/creditoconsciente.
Reportagem, Yumi Kuwano