LOC.: A partir desta segunda-feira (4), mais 623 municípios brasileiros terão autorização para receber o 5G. As prestadoras de telefonia móvel que adquiriram lotes no leilão do 5G podem pedir à Agência Nacional de Telecomunicações o licenciamento e ativação de estações de internet móvel nessas cidades.
Com isso, 3.079 dos 5.570 municípios do país estarão aptos a oferecer o chamado 5G puro aos moradores. O coordenador de Infraestrutura da Conexis Brasil Digital, Diogo Della Torres, afirma que o cronograma de implantação da tecnologia no país supera as expectativas. O mesmo pode-se dizer da qualidade do sinal.
TEC./SONORA: Ugo Dias, professor do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade de Brasília
"Em alguns locais, a legislação de antenas ou de instalação de antenas limitam o processo de avanço tecnológico. E isso impõe dificuldade para instalação dessas novas redes. A legislação de antenas precisa ser sempre observada para ser atualizada no mesmo compasso que a atualização tecnológica."
LOC.: Apesar da boa notícia, a autorização não garante que o 5G vai começar a funcionar de imediato nos municípios. Isso porque além de o processo depender do planejamento das operadoras de internet móvel, as cidades precisam ter legislações atualizadas e modernas para permitir a instalação das antenas do 5G, algo que apenas 9% dos municípios de todo o país têm.
O professor Ugo Dias, do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade de Brasília, afirma que uma legislação voltada para novas tecnologias é uma dificuldade histórica de boa parte das cidades brasileiras.
TEC./SONORA: Diogo Torres, coordenador de Infraestrutura da Conexis Brasil Digital
"Hoje, as operadoras são obrigadas a ter a tecnologia disponível somente nas capitais brasileiras, mas nós já contamos com 314 cidades em que o 5G já está disponível para a população. Isso é um resultado muito satisfatório. A qualidade da tecnologia 5G vem sendo reconhecida até mesmo em rankings internacionais como, por exemplo, da Opensignal, que coloca a velocidade de download do 5G, no Brasil, em terceiro lugar no mundo."
LOC.: Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações, com a liberação do 5G nesses municípios, serão 172 milhões de brasileiros vivendo em cidades com permissão para funcionamento da tecnologia, o que corresponde a cerca de 81% da população.
Reportagem, Felipe Moura.