Ligue 180 recebeu mais de 72 mil denúncias de violência contra mulheres no 1º semestre

No total, houve um crescimento de 37,3% no número de homicídios denunciados e 16,9% de relatos de violência sexual

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

Foto: Governo Federal

O Ministério dos Direitos Humanos divulgou, nesta semana, o balanço de denúncias do Ligue 180, Central de Atendimento à Mulher em Situação de Violência. O serviço computou, até a metade de 2018, quase 72.840 denúncias.

A violência física foi o crime mais registrado no primeiro semestre deste ano, com 34 mil casos, seguida da violência psicológica e da violência sexual. No total, houve um crescimento de 37,3% no número de homicídios denunciados e 16,9% de relatos de violência sexual.

Os Estados que mais se destacaram no que se refere ao aumento das denúncias foram: Amazonas (34,8%), Roraima (+34,6%) e Amapá (+6,1%).

Para denunciar casos de violência contra a mulher basta ligar para o número 180. A ligação é de graça e pode ser anônima. Lembrando que não só a vítima pode denunciar casos de agressão contra a mulher. Pessoas próximas ou até desconhecidos também podem utilizar o canal ou registrar queixa na delegacia. Além disso, as manifestações também podem ser feitas pelo email ligue180@spm.gov.br.

Reportagem, Cintia Moreira

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.