Data de publicação: 15 de Fevereiro de 2023, 10:00h, atualizado em 15 de Fevereiro de 2023, 09:49h
LOC: Liderada pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, o MIDR, a missão humanitária brasileira enviada à Turquia pelo Governo Federal continua o trabalho de busca e salvamento de sobreviventes do terremoto que atingiu o país e a Síria no dia 6 de fevereiro.
Em solo turco, os trabalhos são liderados pelo coordenador de Estudos Integrados da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, Rafael Machado. Ele destaca as atividades que já foram realizadas desde a chegada à Turquia.
TEC/SONORA: RAFAEL MACHADO
“Temos feito várias missões. Já foram 18 missões que a nossa equipe executou. Elas ocorrem a qualquer hora do dia, à noite, de madrugada. Especialmente quando tem algum acionamento, alguma suspeita de possível sobrevivente. Aparecem outras equipes nos requisitando ajuda. A gente se equipa rapidamente”
LOC: A delegação do Governo Federal conta com 42 pessoas, incluindo corpo médico e bombeiros dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo.
O Brasil também enviou seis toneladas de equipamentos para ajudar nas buscas, além de quatro cães farejadores para ajudar na localização das vítimas.
Foram enviados ainda 750 quilos de medicamentos e itens emergenciais, com capacidade para atender até 1,5 mil pessoas pelo período de um mês.
Para saber mais sobre as ações do Governo Federal em proteção e defesa Civil, acesse: http://mdr.gov.br .
Reportagem, Gabriel Navajas