Brasil - undefined·06 de junho de 2018

JUDICIÁRIO: Juiz que conduziu audiência armado é analisado pelo CNJ

<p>O Relator do processo, o ministro corregedor Jo&atilde;o Ot&aacute;vio de Noronha, negou o recurso, de autoria da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Goi&aacute;s.&nbsp;</p>

Por Agência do Rádio
Ouvir · 00:01:49

Imagem não disponível

A imagem principal desta matéria não foi encontrada.

KIT DE REPUBLICAÇÃO
Ver kit completo
Nos siga noGoogle News
Seguir
Esta matéria é de livre reproduçãoVer licença
JORNAL DIGITAL PARA COMUNICADORES

O conteúdo que vai ao ar começa aqui.

Áudios, textos e roteiros produzidos todos os dias para rádios e mídias online regionais. Gratuito. Pronto para usar. Em todos os 27 estados. São 25 anos ao lado de quem comunica o Brasil.

Tempo de áudio -

REPÓRTER: OPlenário do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ao examinar o Recurso Administrativo na Reclamação Disciplinar na sessão desta terça-feira,5, deu início a uma discussão a respeito do uso de arma por juiz durante a condução de uma audiência. O Relator do processo, o ministro corregedor João Otávio de Noronha, negou o recurso, de autoria da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Goiás, contra o arquivamento de reclamação disciplinar contra o juiz federal Manoel Pedro Martins de Castro Filho. Segundo os autores da ação, o magistrado teria conduzido uma audiência armado com a suposta intenção de intimidar as partes. Além disso, na mesma ocasião, o magistrado determinou que os telefones celulares das pessoas que acompanhavam a sessão, inclusive dos advogados, fossem recolhidos. De acordo com o relator, diante da violência e dos perigos a que estão sujeitos os juízes brasileiros, em especial no interior do País, o local em que os magistrados mais precisam de uma arma é justamente a sala de audiência. O conselheiro Márcio Schiefler, que é juiz no Tribunal de Justiça de Santa Catarina, destacou em sua fala  que já precisou realizar audiência armado. O conselheiro André Godinho manifestou preocupação com a possibilidade dos magistrados conduzirem audiências nessas condições. André Godinho e o conselheiro Luciano Frota pediram vista do processo. O porte de arma para defesa pessoal é prerrogativa dos magistrados prevista no art. 33,, da Lei Orgânica da Magistratura Nacional (Loman) e seu exercício segue as diretrizes estabelecidas pelo Estatuto do Desarmamento (Lei 10.826/2003). 
 
Com informações do CNJ, reportagem, Storni Jr. 
SOBRE

Agência do Rádio

Ver todas as matérias
t-page