Educação - undefined·28 de janeiro de 2019

Jovem da Zona Leste de São Paulo se prepara para brigar por medalha da WorldSkills na Rússia

<p>Competi&ccedil;&atilde;o vai ocorrer de 22 a 27 de agosto, em Kazan</p>

Por Agência do Rádio
Ouvir · 00:02:15

Imagem não disponível

A imagem principal desta matéria não foi encontrada.

KIT DE REPUBLICAÇÃO
Ver kit completo
Nos siga noGoogle News
Seguir
Esta matéria é de livre reproduçãoVer licença
JORNAL DIGITAL PARA COMUNICADORES

O conteúdo que vai ao ar começa aqui.

Áudios, textos e roteiros produzidos todos os dias para rádios e mídias online regionais. Gratuito. Pronto para usar. Em todos os 27 estados. São 25 anos ao lado de quem comunica o Brasil.

Após muito esforço e dedicação, Ítalo Silva Cruz, 19 anos, conseguiu chegar onde mais desejou. Ele está hoje entre os jovens selecionados para disputar uma vaga na equipe brasileira da WorldSkills, a maior competição de educação profissional do mundo.

Ítalo é morador do Parque São Lucas, na Zona Leste de São Paulo. É técnico em refrigeração e climatização, formado pelo SENAI e tem esperança de trazer para o Brasil a quinta medalha de ouro na modalidade refrigeração e ar-condicionado. Ítalo se classificou em 2017, na etapa regional, e, no ano passado, passou pela nacional, em Pernambuco.

A última etapa para a preparação de Ítalo para o mundial na Rússia será em Brasília, onde está desde o dia 14 de janeiro. Ele garante que todo o caminho percorrido valeu a pena.

“Eu espero treinar muito, trabalhar muito, evoluir a cada dia e chegar lá e fazer o meu melhor trabalho. Só de estar onde eu estou hoje, eu me vejo um profissional bem melhor e bem mais qualificado e já com um pouco de experiência. Quando o processo acabar, tenho certeza que eu serei um profissional diferenciado na área.”

A disputa será realizada em agosto deste ano, em Kazan, na Rússia. São 56 modalidades técnicas que exigem adequação aos padrões mundiais. Segundo o gestor do projeto Brasil Kazan 2019, José Luiz Gonçalves Leitão, cada competidor recebe um projeto e tem uma determinada quantidade de horas para desenvolver o desafio.

“É um jogo de tempo. Cada uma das habilidades é trabalhada dentro dos padrões e eles são submetidos a vários testes, exercícios, durante esse período. Eles têm que ter consciência do desenvolvimento técnico, de desenho técnico, de metodologia, medidas, interpretação de desenho, acabamento de produto, de processos. Tudo isso é trabalhado dentro das habilidades que cada uma das profissões tem.”

A cada edição da WorldSkills, o Brasil participa com um número maior de competidores e melhora sua classificação. Em 18 participações, o país já acumulou 136 medalhas.

Reportagem, Aline Dias
 

SOBRE

Agência do Rádio

Ver todas as matérias
t-page