JAGUARIÚNA (SP): Cidade tem 45 casos de Dengue; Nova Jaguaríuna e Aldo Nassif são locais mais infestados

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

 
LOC: Jaguariúna já registrou 45 casos confirmados de Dengue, neste ano. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o Nova Jaguariúna e o Aldo Nassif são os lugares da cidade onde mais existem focos do mosquito.  Apesar disso, algumas dificuldades são comuns a todas as partes da cidade. Maria da Conceição de Oliveira, diretora de Vigilância em Saúde, explica onde os agentes de combate ao mosquito mais acharam focos neste último semestre do ano.
 
TEC/SONORA: Maria da Conceição de Oliveira, diretora de Vigilância em Saúde
“O que a gente mais achou de criadouros até fugiu um pouco do que a gente tinha. Porque antes a gente tinha pratinhos, garrafas PET. Dessa vez, a gente achou muitos tambores de água, porque o pessoal está guardando água. Aí não fecham esses tambores adequadamente. E a gente achou em calhas e bromélias. 
 
LOC: Outro problema que dificulta o trabalho da Secretaria de Saúde na hora de tentar eliminar os focos do mosquito é a questão do lixo. Maria da Conceição de Oliveira explica que, principalmente nesse período de final de ano, o descarte incorreto de lixo acaba aumentando os focos do mosquito da Dengue.
 
TEC/SONORA: Maria da Conceição de Oliveira, diretora de Vigilância em Saúde
“E a questão do lixo. Fazemos uma coleta de lixo freqüente. Mas você tira o lixo e na outra semana tem o dobro. Agora no final do ano, por exemplo, o pessoal aqui na cidade troca muito os móveis. Troca tudo. Sofá, colchão, fogão, geladeira, máquina de lavar. E vai colocando nos terrenos baldios. Onde tem terreno baldio eles vão jogando. Muitos desses aí viram criadouros. Aí o pessoal da limpeza aqui tem um trabalhão de passar toda semana. Passa um caminhão só para coletar o lixo, cata-bagulho mesmo, para coletar essas coisas que eles deixam nos terrenos. Isso ainda existe.”
 

LOC: O Ministério da Saúde recomenda que cada família separe 15 minutos por semana para olhar se não existe nenhum foco do mosquito dentro de casa e nos quintais. Para saber mais sobre como proteger a sua família e vizinhança do mosquito, acesse: saude.gov.br/combateaedes.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.