Saúde - undefined·26 de dezembro de 2016

ITAGUAÍ: Levantamento mostra que município está em estado de alerta há quatro anos

Por Agência do Rádio
Ouvir ·

Imagem não disponível

A imagem principal desta matéria não foi encontrada.

KIT DE REPUBLICAÇÃO
Ver kit completo
Nos siga noGoogle News
Seguir
Esta matéria é de livre reproduçãoVer licença
JORNAL DIGITAL PARA COMUNICADORES

O conteúdo que vai ao ar começa aqui.

Áudios, textos e roteiros produzidos todos os dias para rádios e mídias online regionais. Gratuito. Pronto para usar. Em todos os 27 estados. São 25 anos ao lado de quem comunica o Brasil.

LOC: O levantamento feito anualmente pelo Ministério da Saúde para medir o nível de infestação do mosquito que transmite a Dengue nos municípios brasileiros mostra que Itaguaí está em situação de alerta de infestação desde 2013. Entre 2015 e este ano, até houve queda no nível de infestação, mas não foi o suficiente para tirar o município do estado de alerta. O diretor de Vigilância em Saúde da cidade, Wagner Teixeira, põe a culpa na chuva e pede ajuda à população.

TEC/SONORA: Wagner Teixeira, diretor de Vigilância em Saúde

“Você tem que considerar as condições climáticas para o desenvolvimento das larvas do mosquito. Tivemos uma semana de muita chuva. Então, aumenta a possibilidade de criadouros, e isso aumenta a presença de larvas do mosquito. Você sabe que o ovo desse mosquito fica mais de um ano sem ter água, e quando coloca água no recipiente ele vai eclodir e virar larva. Hoje, o grande problema desse combate é que a gente precisa da ajuda da população, para que faça a parte dela, fazendo vistoria em sua residência para ver se tem algum criadouro. Só assim vamos conseguir controlar a presença do mosquito no município.”


LOC: O diretor de vigilância em saúde de Itaguaí dá algumas dicas de como se evitar criadouro do mosquito da Dengue em casa.

TEC/SONORA: Wagner Teixeira, diretor de Vigilância em Saúde

“Eu preciso que a população nos ajude a fazer, uma vez por semana, uma vistoria nas residências para achar criadouros do mosquito, e se achar, que sejam eliminados. Como vaso de planta, que coloque terra para evitar que acumule água. Se não puder, lavar a borda do vaso, com esponja, onde o ovo fica. A população é muito importante para nos ajudar nesse momento.”


LOC: Quer saber mais dicas de como evitar a proliferação do mosquito que transmite a Dengue, Zika e Chikungunya? Acesse saude.gov.br/combateaedes, tire suas dúvidas e ajude a fazer Itaguaí uma cidade livre dessas doenças. Ministério da Saúde, Governo Federal.

SOBRE

Agência do Rádio

Ver todas as matérias
t-page