TEC./SONORA: Janete Franco, recepcionista
“Eu amanheci doente, fiquei quase sem caminhar. Eu tive que pegar dois ou três dias de atestado, porque eu não tive condições de trabalhar. Ficava sentindo dor de cabeça, vontade de vomitar. Uma fraqueza enorme que, eu não sei de onde vem essa fraqueza. Com dor de cabeça e os olhos bem vermelhos. Já faz oito meses que eu fiquei doente e não fiquei boa ainda.”
LOC.: Não é surpresa Janete está com sequelas da Chikungunya até hoje. As dores nas articulações, principalmente, se estendem por dias, como explica o infectologista da Fiocruz, José Cerbino.
TEC./SONORA: José Cerbino, infectologista da Fiocruz
“A maioria das pessoas mantém os sintomas por dez a 14 dias. São as formas que se resolvem durante a fase aguda. Alguns pacientes podem evoluir para formas crônicas e aí essa dor pode se estender durante muitos meses. Existem pacientes com sintomas por até um ano após a infecção. Então, há o risco de desenvolver a forma crônica da doença e manter essa dor durante muito tempo”.