IPATINGA (MG): Secretarias municipais trabalham em conjunto para traçar estratégias contra o Aedes

A Sala de Controle da Dengue de Ipatinga reúne gestores públicos a cada 15 dias para discutir e elaborar ações de prevenção e enfrentamento ao mosquito.
 

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Seguindo uma orientação do Ministério da Saúde, Ipatinga já estruturou uma sala para monitorar e organizar ações de combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, da febre chikungunya e do vírus Zika. A Sala de Controle da Dengue de Ipatinga reúne representantes de diversas secretarias municipais, entre elas, a de Saúde, a de Obras e a de Educação. Os gestores públicos se reúnem a cada 15 dias para discutir e elaborar ações de prevenção e enfrentamento ao mosquito. Eliane Jarção é uma das representantes da sala. Segundo ela, o trabalho conjunto facilita o entendimento do papel de cada área nessa questão.
 
SONORA Eliane Jarção, representante da Sala de Controle da Dengue de Ipatinga
 
“A importância, a meu ver, é porque os outros departamentos que não estão envolvidos diretamente no controle podem ver o que realmente é dificuldade que a gente tem. A gente consegue passar isso para eles. Então, eu acho bacana, porque um aprende com o outro”.
 
REPÓRTER: Em Ipatinga já foram notificados quase sete mil casos de dengue e de vírus Zika neste ano. Por isso, é fundamental que todos os moradores não deixem objetos que acumulem água destampados, para evitar que esses locais se tornem criadouros do Aedes. É o que explica o diretor de Vigilância de Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch.
 
SONORA Cláudio Maierovitch, diretor de Vigilância de Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde
 
“A principal forma de eliminar o mosquito Aedes aegypti, que transmite pelo menos três vírus, que são muito importantes no Brasil - vírus que causa a dengue, que causa a chikungunya e que causa zika - é evitando que o mosquito nasça, evitando a proliferação dos mosquitos. O mosquito precisa de água para colocar seus ovos e para que surjam novos mosquitos. Então é importante eliminar qualquer recipiente que contenha água parada”.
 
REPÓRTER: Se você souber de alguma casa fechada ou algum terreno abandonado, entre em contato com a prefeitura de Ipatinga e solicite a visita do agente de saúde. O número de telefone é 329-8383. Saiba mais sobre dengue, chikungunya e vírus Zika no site do Ministério da Saúde. O endereço é: combateaedes.saude.gov.br

 

Reportagem, Karina Chagas

Receba nossos conteúdos em primeira mão.