LOC.: As micro e pequenas empresas e os microempreendedores potiguares podem buscar capacitação junto ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, o IFRN. O diretor de Inovação Tecnológica do IFRN, João Teixeira, destaca que o principal meio para qualificar os profissionais são as incubadoras tecnológicas.
TEC./SONORA: João Teixeira, diretor de Inovação Tecnológica do IFRN
“O IFRN disponibiliza as incubadoras tecnológicas, que proporcionam aos micro e pequenos empreendedores capacitações em áreas estratégicas para que eles saiam daqui conseguindo se preparar para o mercado de trabalho e a vida empresarial no Brasil. Eles têm, aqui, cursos, capacitações e orientação na área de marketing, gestão de negócio, finanças, em todas as áreas que envolvem essa parte empresarial”.
LOC.: A ideia é que, após passarem pelo período de incubação, as empresas e os microempreendedores saiam prontos para encarar a competição e o mercado, com a segurança do conhecimento adquirido junto ao IFRN.
Em tramitação na Câmara dos Deputados, um projeto de lei visa dar preferência às empresas de micro e pequeno porte nas parcerias entre os institutos federais e o setor produtivo. Segundo o deputado federal Luiz Lima, do PSL do Rio de Janeiro, a proposta vai contribuir para estimular a inovação no ambiente empresarial e acelerar a apropriação dos avanços tecnológicos pelas pequenas empresas, gerando benefícios para um universo potencial de milhões de empreendedores.
Reportagem, Felipe Moura.