LOC.: As inscrições para o processo seletivo do Prouni e para o Fies serão abertas em agosto. Os candidatos vão concorrer a vagas em instituições privadas de ensino superior para o segundo semestre de 2022. As inscrições para o ProUni serão de 1º a 4 de agosto e para o Fies, de 9 a 12 de agosto. Para os candidatos que não conseguiram o cadastramento no Fies para o primeiro semestre, a complementação das inscrições postergadas vai ser entre os dias 27 e 29 de julho.
Com o processo de inscrição informatizado e sem dificuldades em acessar a plataforma, a estudante de Publicidade e Propaganda Maria Eduarda Lima ressalta os benefícios de ser bolsista do programa:
TEC/SONORA: Maria Eduarda Lima, estudante bolsista de Publicidade e Propaganda no IDP
“Com certeza, o mais chamativo é você ter essa oportunidade com o Prouni, que te oferece a bolsa de 100% e te dá a chance de poder estudar em uma instituição assim”.
LOC.: Para inscrever-se no Prouni, o candidato precisa ter realizado o Enem 2021 e ter alcançado, no mínimo, 450 pontos de média nas notas das cinco provas do exame. Não serão aceitos candidatos que obtiveram nota zero na prova de redação do Enem ou que participaram do exame na condição de treineiro. Para garantir bolsa integral, o candidato deve comprovar renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa. Para a bolsa parcial, que cobre 50% do valor da mensalidade, é preciso comprovar renda familiar bruta per capita de até três salários mínimos.
Para a escolha da universidade no Prouni, o pedagogo e coordenador do Colégio Militar Tiradentes da Polícia Militar do Distrito Federal, Tiago Diana, orienta a estratégia que deve ser seguida pelo candidato.
TEC/SONORA: Tiago Diana, pedagogo, historiador e coordenador do Colégio Militar Tiradentes, da Polícia Militar do Distrito Federal
“É preciso ficar atento à quantidade de vagas. Existem cursos muito mais concorridos, cursos menos concorridos. Na janela de abertura, dá pra acompanhar se o candidato está dentro do número de vagas ou não. Então, a grande ideia é acompanhar se a nota está dentro do número de vagas, conforme pessoas com notas maiores entram, escolhem aquele curso. Tem que olhar, avaliar, fazer testes para ver onde a nota cabe e a aderência ao curso.”
LOC.: Já para o Fies, o candidato deve ter realizado o Enem a partir da edição de 2010, ter obtido média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450 pontos e nota superior a zero na redação. Será necessário, também, comprovar renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até três salários mínimos.