O julgamento do ex-presidente Lula, que acontece nesta quarta (24) em Porto Alegre, tem chamado atenção da imprensa internacional. O jornal britânico Financial Times faz uma cobertura em tempo real da sessão que define o futuro do petista.
O jornal espanhol El País destaca que o julgamento de Lula marca o futuro do Brasil. No artigo, a publicação ressalta que o resultado será decisivo nas eleições de outubro deste ano.
O Clarín, maior periódico da Argentina, enfatiza que a candidatura do petista está ameaçada por causa do resultado do julgamento.
O jornal americano New York Times publicou um artigo questionando as diretrizes do julgamento do ex-presidente Lula. No título da reportagem, o jornal afirma que “A democracia brasileira está sendo empurrada para um abismo”.
O Der Spiegel, da Alemanha, estampa em sua capa: “Prisão ou Presidência?”. O jornal escreve que “Lula foi punido em primeira instância com nove anos e meio de prisão, e que, mesmo assim, o ex-chefe de Estado brasileiro está à frente na corrida para a presidência”. E completa: “Agora ele espera pelo julgamento do recurso. Embora lidere atualmente as pesquisas eleitorais, com um total de sete processos em curso contra ele, a estrela de Lula deixou de brilhar há muito tempo”.
O inglês The Guardian diz que o “Brasil espera por uma decisão da Justiça que pode salvar ou acabar com Lula”.
Reportagem, Tácido Rodrigues
#julgamentoLula