Saúde - undefined·23 de janeiro de 2015

GUARABIRA (PB): Vacina contra HPV não tem haver com início da vida sexual das meninas entre 11 e 13 anos

<p><em><span style="font-size: medium;">Vacina contra HPV &eacute; segura, garante Minist&eacute;rio da Sa&uacute;de. Meninas entre 11 e 13 anos, de Guarabira, devem ir aos postos de sa&uacute;de para se proteger do c&acirc;ncer do colo do &uacute;tero</span></em></p>

Por Agência do Rádio
Ouvir ·

Imagem não disponível

A imagem principal desta matéria não foi encontrada.

KIT DE REPUBLICAÇÃO
Ver kit completo
Nos siga noGoogle News
Seguir
Esta matéria é de livre reproduçãoVer licença
JORNAL DIGITAL PARA COMUNICADORES

O conteúdo que vai ao ar começa aqui.

Áudios, textos e roteiros produzidos todos os dias para rádios e mídias online regionais. Gratuito. Pronto para usar. Em todos os 27 estados. São 25 anos ao lado de quem comunica o Brasil.

REPÓRTER: A aplicação da vacina contra o HPV, em meninas de 11 a 13 anos, não incentiva o início da vida sexual. Pais ou responsáveis, aqui de Guarabira, precisam levar as filhas nessa faixa etária ao posto de saúde do bairro, para tomar a segunda dose que protege a adolescente contra o câncer do colo do útero. Dados do Instituto Nacional do Câncer, indicam que, em 2015, quase trezentas mulheres devem descobrir que estão com câncer no colo do útero, somente no estado da Paraíba. Para, Vera Lúcia, coordenadora de Imunização, aqui da cidade, o vírus do HPV pode ser erradicado no país.
SONORA: Verá Lúcia, coordenadora
“Daqui alguns anos, todas as crianças e adolescentes vão estar vacinadas. Então, elas não têm como transmitir, vai diminuir o câncer de colo de útero, vai reduzir, ficar zero. Foi um avanço em termos de saúde pública porque você vai adquirir os negócios de graça, vai lá no seu PSF e toma. Para mim, foi um dos maiores avanços. Eu fico com meu coração apertado quando eu encontro uma ficha sem a segunda dosagem. Porque a vacina contra o HPV tem que ser feita pelo menos duas”.
REPÓRTER: Ainda de acordo com a coordenadora de Imunização, Vera Lúcia, os postos de saúde estão vazios, por isso, não há filas na hora de vacinar as adolescentes. O epidemiologista do ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, alerta para o alto poder de contaminação do HPV. Ele afirma que, a menina tem o direito a imunização.  
SONORA: Epidemiologista do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa
“Essa vacina é uma vacina segura. Hoje em dia é utilizada em mais de 100 países no mundo. Pequenas reações que existem são esperadas. São leves, a grande maioria, uma dor no local. Tem menina, pela própria faixa etária, vacinando em escola, uma fila grande, a ansiedade. Uma, outra menina teve um desmaio, coisa leve também, que é absolutamente esperado. Ou reações alérgicas que podem ocorrer com qualquer tipo de remédio, qualquer tipo de injeção, ou mesmo qualquer tipo de alimento. Então, a vacina é absolutamente segura, recomendada pela Organização Mundial da Saúde. Precisamos lembrar que, antes de ser oferecida gratuitamente pelo SUS, uma menina para se proteger contra o HPV, a família tinha que gastar cerca de mil e 500 Reais.” 
REPÓRTER: A vacina contra o HPV está disponível durante todo ano, em todos os postos aqui de Guarabira. É bom lembrar que, as mulheres em idade adulta também devem se prevenir fazendo o exame papanicolau. Basta procurar um ginecologista no posto de saúde mais próximo.
Reportagem, Rodrigo Santos
SOBRE

Agência do Rádio

Ver todas as matérias
t-page