Governo lança Diagnóstico do Setor

O Governo mineiro disponibilizou, em 1° de junho, o Diagnóstico do Setor Mineral de Minas Gerais

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

O Governo mineiro disponibilizou, em 1° de junho, o Diagnóstico do Setor Mineral de Minas Gerais. O estudo consolida dados e informações no que se refere aos recursos, reservas e produção mineral, comércio exterior, geologia econômica, tributos e um panorama do mercado de trabalho decorrente da atividade. 

Desenvolvido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, o levantamento (Sede) irá subsidiar a elaboração do primeiro capítulo do Plano Estadual de Mineração de Minas Gerais (PEM-MG). O plano tem como objetivo orientar as ações de longo prazo para a promoção de uma atividade minerária competitiva e sustentável, que gere cada vez mais valor para os mineiros.

O Diagnóstico, composto por informações disponibilizadas por órgãos públicos federais, como a Agência Nacional de Mineração (ANM/MME) e o Serviço Geológico do Brasil (CPRM), servirá, ainda, de parâmetro para a elaboração do referido Plano, em consonância com as premissas do Plano Nacional de Mineração, e para a consulta de outros órgãos, entidades e empresas ligadas ao setor. “Muito além de reforçar a contribuição do minério de ferro para a economia mineira, os dados apresentados no Diagnóstico apontam o enorme potencial de exploração e desenvolvimento de diversas substâncias minerais em Minas Gerais, inclusive daquelas globalmente consideradas como estratégicas para a sociedade do futuro como nióbio, lítio, grafita e terras raras”, afirma a diretora de Mineração da Sede, Maria Eugênia Monteiro.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.