
Voltar
LOC.: O Ministério da Saúde confirmou 16 casos de intoxicação por metanol no país — 14 em São Paulo e 2 no Paraná. Ao todo, são 225 notificações entre casos confirmados e sob investigação, em 13 estados. Quinze mortes foram registradas, duas confirmadas e 13 estão em análise.
Para reforçar o atendimento às vítimas, o ministério iniciou a distribuição de etanol farmacêutico, usado como antídoto. A primeira remessa contou com 580 ampolas enviadas a Pernambuco, Paraná, Bahia, Distrito Federal e Mato Grosso do Sul.
O ministro Alexandre Padilha anunciou também a compra de mais de 12 mil novas ampolas de etanol farmacêutico e 2,5 mil de fomepizol, outro medicamento utilizado em casos graves. Os antídotos devem chegar à rede pública até o fim da próxima semana.
Enquanto isso, a Câmara dos Deputados deve votar o projeto de lei que torna crime hediondo a adição de substâncias tóxicas em bebidas e alimentos. A proposta aumenta as penas para quem fabricar, vender ou distribuir produtos adulterados que coloquem em risco a saúde da população.
Com informações do Ministério da Saúde e da Agência Câmara de Notícias.
Reportagem, Mariana Ramos