REPORTER: A gonorreia é uma doença infecciosa, causada por bactéria que pode atingir os órgãos genitais masculinos e femininos, além de garganta e olhos. A transmissão se dá, principalmente, por meio de relação sexual com uma pessoa infectada sem camisinha. Quando não tratada, essa doença pode causar infertilidade e outros danos à saúde. A diretora adjunta do Departamento de DSTs, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, Adele Benzaken, alerta para os sintomas da gonorreia:
SONORA: diretora adjunta do Departamento de DSTs, Aids e Hepetites Virais do Ministério da Saúde - Adele Benzaken
“Causa, principalmente, no homem um corrimento abundante e muita dor ao urinar. Entretanto, nas mulheres a gonorreia é, em quase 90% das vezes, assintomática. Se ela não descobre, vai desenvolver inflamação das trompas e, com posteriores complicações, pode entupir as trompas. Ela pode não nunca mais engravidar, desenvolver abscesso nas trompas e nos ovários.”
REPÓRTER: O SUS oferece diagnóstico e tratamento gratuito para combater a gonorreia. Na presença de qualquer sintoma da doença, é recomendado procurar um profissional de saúde, para o diagnóstico correto e indicação do tratamento adequado. Para saber mais, acesse a página do Ministério da Saúde. O endereço é www.saude.gov.br.
Reportagem, Ana Cláudia Amorim