Economia - undefined·20 de dezembro de 2018

GO: Corte nos recursos de SESI e SENAI pode fechar 76,5 mil vagas no estado

<p style="text-align: justify;"><em><font size="4" face="Times New Roman">Beneficiados, na maioria de baixa renda, ficariam sem cursos de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica e profissional por fechamento de 11 escolas, com demiss&atilde;o de 980 funcion&aacute;rios e interrup&ccedil;&atilde;o de 97 atendimentos m&eacute;dicos</font></em></p>

Por Agência do Rádio
Ouvir · 00:03:32

Imagem não disponível

A imagem principal desta matéria não foi encontrada.

KIT DE REPUBLICAÇÃO
Ver kit completo
Nos siga noGoogle News
Seguir
Esta matéria é de livre reproduçãoVer licença
JORNAL DIGITAL PARA COMUNICADORES

O conteúdo que vai ao ar começa aqui.

Áudios, textos e roteiros produzidos todos os dias para rádios e mídias online regionais. Gratuito. Pronto para usar. Em todos os 27 estados. São 25 anos ao lado de quem comunica o Brasil.

O impacto da “facada” prometida pelo futuro ministro da Economia, Paulo Guedes, nos recursos do Sistema S pode comprometer até 30% dos recursos do SENAI e acabar com 64 mil vagas de cursos técnicos profissionais por ano, em Goiás. O corte orçamentário no Sistema S deve promover, inclusive, o possível fechamento de cinco escolas da instituição de formação profissional.

No SESI, mais de 12,5 mil estudantes do ensino básico e de educação de jovens e adultos goianos podem perder a oportunidade de estudar por que outras seis escolas da educação básica da instituição podem ser fechadas.

O corte orçamentário ainda pode contribuir para o aumento do desemprego em Goiás por que 984 funcionários do SENAI e do SESI passam a ter riscos de demissão. O próximo governo não divulgou plano para substituir os serviços das entidades para a população, como alternativa aos prováveis cortes orçamentários do Sistema S.

O Diretor-Geral do SENAI e Diretor-Superintendente do SESI, Rafael Lucchesi, alerta que, a proposta de cortes nos recursos do sistema “S” pode impactar centenas de escolas e milhares de jovens e trabalhadores em todo Brasil.

“Se for colocada em prática, nós vamos estar fechando mais de 300 escolas. Mais de um milhão e meio de jovens e trabalhadores deixarão de ser atendidos todos os anos. Mais de 18 mil professores serão demitidos.”

Na região Centro-Oeste do país, mais de 157,5 mil estudantes ficariam sem opção de cursos de formação profissional com o possível fechamento de 26 escolas e demissões de cerca de 2,1 mil trabalhadores do SENAI e SESI no Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A previsão é de que os cortes orçamentários prometidos por Paulo Guedes podem ser superiores a 30%, em cada estado e no DF.

O Diretor-Geral do SENAI e Diretor-Superintendente do SESI, Rafael Lucchesi, lembra que os cortes tornarão inviável a oferta dos cursos em todos os estados da região Centro-Oeste, com consequências mais graves, sobretudo, a população de baixa renda.

“Vai impactar fortemente na competitividade da indústria brasileira, na produtividade do trabalho e, o mais importante, vai reduzir enormemente oportunidades para jovens e trabalhadores de baixa renda que se valem do SESI e do SENAI para terem melhores alternativas.”

Com 2,3 milhões jovens matriculados, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) é a principal responsável pela formação técnica e profissional de jovens e trabalhadores brasileiros para vários setores da indústria

Responsável pelos programas de saúde e segurança do trabalhador na indústria, o Serviço Social da Indústria (SESI) também tem uma rede de escolas de que beneficia 1,2 milhão de jovens com educação básica, principalmente de famílias de trabalhadores da indústria.

Se o governo federal promover cortes orçamentários no Sistema S, como prometeu o futuro ministro da Economia, mais de 160 escolas de formação profissional serão fechadas, em todos os estados.

Reportagem, Cristiano Carlos

SOBRE

Agência do Rádio

Ver todas as matérias
t-page