LOC.: O Ministério das Comunicações repassou mais de 890 milhões de reais ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, o BNDES, para viabilizar projetos de inclusão digital no país, como para levar conectividade para escolas públicas, favelas e áreas remotas.
Os recursos são do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações, o FUST.
De acordo com o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, o dinheiro do Fundo de Universalização estava parado há décadas, e com a dedicação do governo federal será possível levar inclusão digital e conectividade com mais internet para a população brasileira até 2026.
O Coordenador-geral de Acompanhamento Regulatório do Ministério das Comunicações, Renato de Oliveira, explica a importância da iniciativa para aumentar a inclusão digital no Brasil.
TEC./SONORA: Coordenador-geral de Acompanhamento Regulatório do Ministério das Comunicações, Renato de Oliveira
"E esses valores vão ser aplicados em projetos que vão levar a inclusão digital e a conectividade significativa para todo o Brasil, financiando projetos de expansão da banda larga, projetos de conectividade de escolas, de unidades básicas de saúde, data centers. Enfim, várias possibilidades para ampliar a inclusão digital no Brasil."
LOC.: O FUST fechou 2024 com fomento de R$ 981 milhões em projetos de conectividade. A expansão da infraestrutura de telecomunicações é essencial para o desenvolvimento social, digital e econômico do país.