Saúde - undefined·20 de agosto de 2018

FLORIANÓPOLIS (SC): “O leite materno é o melhor presente para o bebê”, garante mãe

Por Agência do Rádio
Ouvir · 00:02:30

Imagem não disponível

A imagem principal desta matéria não foi encontrada.

KIT DE REPUBLICAÇÃO
Ver kit completo
Nos siga noGoogle News
Seguir
Esta matéria é de livre reproduçãoVer licença
JORNAL DIGITAL PARA COMUNICADORES

O conteúdo que vai ao ar começa aqui.

Áudios, textos e roteiros produzidos todos os dias para rádios e mídias online regionais. Gratuito. Pronto para usar. Em todos os 27 estados. São 25 anos ao lado de quem comunica o Brasil.

Amamentar também é uma decisão. E, quando a mulher decide, os benefícios para ela e o bebê são imensuráveis. “O leite materno é o melhor presente para o bebê”, é o que tem certeza a enfermeira obstétrica de Florianópolis, Tânia Scheidt, 35 anos. Ela é mãe pela segunda vez e já passou por alguns bocados. Giovana é a primeira filha dela, atualmente com quatro anos, que teve dificuldade para mamar o seio da mãe no primeiro mês de vida. Mas Tânia conseguiu amamentar a menina corretamente no mês seguinte, após se informar. O segundo filho é Júlio, de nove meses, que também passou pela dificuldade na amamentação. Ele veio ao mundo num parto prematuro com 22 semanas de gestação. Mas o leite materno fez a diferença, porque ele quase triplicou o peso. Saindo dos pouco menos de 3kg para, atualmente, chegar quase a 9kg. Com a experiência que passou, Tânia aconselha todas as mães de Florianópolis, e demais municípios, sobre a importância de amamentar.

“Eu acho que vale a pena superar tudo isso, porque o bebê pode, sim, ficar grande e bochechudo, e a gente também consegue amamentar sorrindo. Para as mulheres que vão ser mães ou que pretendem ser mães, que amamentem! É a melhor coisa, o melhor presente que elas podem dar para o bebê delas. E que persistam. Aguentem firme, que vale muito a pena, que no final as coisas ficam muito mais fáceis.”

A enfermeira coordenadora do Banco de Leite Humano de Florianópolis, Cecília Melo, 31 anos, reforça a ideia de que a amamentação é uma fase proveitosa e o leite materno tem papel fundamental nesse processo.

“A amamentação é a alimentação preconizada para o recém-nascido, que acontece de forma exclusiva para os primeiros seis meses de vida. É recomendada com até dois anos ou mais. Então é o melhor alimento para favorecer o crescimento dessa criança. É um ato saudável, consciente, pode acontecer de forma natural. Basta que a mulher busque ajuda. Se ela encontrar alguma dificuldade, que busque o Banco de Leite (Humano) mais próximo da sua residência, que realiza ações de apoio, promoção e proteção ao aleitamento materno.”

O leite materno é muito importante para o bebê e para a mãe. A amamentação é recomendada até os dois anos ou mais e nos primeiros seis meses, nesse período não dê chá, água ou suco para a sua criança, dê apenas o próprio leite. Compartilhe essa fase, porque amamentação é a base da vida.

#EuAmamento

SOBRE

Agência do Rádio

Ver todas as matérias
t-page