Data de publicação: 17 de Janeiro de 2023, 17:08h
LOC.: A Fiocruz divulgou uma alerta oficial sobre o aumento expressivo de casos da nova variante do Coronavírus, a XBB.1.5. Em nota, a Rede Genômica Fiocruz identificou um aumento de testes positivos de covid-19 sem a mutação que caracteriza a linhagem Ômicron BA.5 e suas sub variantes, que era vista em "praticamente 100% dos testes realizados".
Diferentemente da Ômicron, que tem uma mutação identificável em exames de diagnóstico, a XBB somente pode ser detectada por meio do sequenciamento genético.
A infectologista Joana D’arc explica que uma pessoa vacinada ou que já foi infectada pela doença não está imune a reinfecção, apenas tem um respaldo maior caso contraia o vírus novamente.
TÉC./SONORA.:
“Sabemos que algumas variantes produzem o que chamamos de escape imunológico. Então, mesmo após você ter se infectado ou ter se vacinado, você pode se infectar outras vezes. A diferença é que a gravidade, letalidade ou possibilidade de hospitalização vão ter reduzido muito, porque seu organismo responde melhor à infecção. Não impede totalmente de se infectar, mas impede de complicações.”
LOC.: A Organização Mundial da Saúde pede mais atenção sobre o aumento de casos da XBB.1.5 na Europa e nos Estados Unidos e informa que a XBB.1.5, foi identificada em mais de 25 países, porém, no Brasil, dados de sequenciamento genômico detectaram duas amostras com a linhagem XBB.1.5, em São Paulo. Entretanto, os dados genômicos de dezembro ainda são escassos.
Reportagem, Daniela Gomes