Ciência & Tecnologia - undefined·19 de junho de 2020

Finep/MCTI lança edital para apoiar projetos inovadores com tecnologia 4.0

O aporte será de R$ 50 milhões, via subvenção econômica; podem se inscrever, até 27 de julho, empresas brasileiras de pequeno, médio e grande porte

Por Jalila Arabi
Ouvir · 00:01:40

Imagem não disponível

A imagem principal desta matéria não foi encontrada.

KIT DE REPUBLICAÇÃO
Ver kit completo
Nos siga noGoogle News
Seguir
Esta matéria é de livre reproduçãoVer licença
JORNAL DIGITAL PARA COMUNICADORES

O conteúdo que vai ao ar começa aqui.

Áudios, textos e roteiros produzidos todos os dias para rádios e mídias online regionais. Gratuito. Pronto para usar. Em todos os 27 estados. São 25 anos ao lado de quem comunica o Brasil.

A Financiadora de Inovação e Pesquisa (Finep) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) lançou, nessa quinta-feira (18), um edital para apoiar projetos inovadores envolvendo tecnologia 4.0. O aporte será de R$ 50 milhões. Segundo o governo, os projetos de inovação vão ajudar na retomada econômica pós-pandemia.

Os recursos serão destinados a empresas brasileiras de pequeno, médio e grande portes que tenham interesse em desenvolver produtos, processos e serviços inovadores em quatro áreas temáticas, como Agro 4.0 (agricultura, pecuária de precisão e sistemas transversais à agricultura e pecuária), Cidades Inteligentes (logística urbana, segurança pública, saneamento ambiental, e monitoramento e desastres naturais); Indústria 4.0 (processos 4.0, virtualização de ambientes, e máquinas e equipamentos 4.0); e Saúde 4.0 (sistemas de predição, monitoramento remoto, telemedicina, gestão hospitalar, e prevenção e controle de epidemias).

De acordo com o edital, as propostas precisam contemplar pelo menos uma tecnologia habilitadora, como 5G, Internet das Coisas (IoT), Inteligência Artificial, Robótica Avançada, Computação em Nuvem, Realidade Aumentada ou Manufatura Aditiva. 

As propostas referentes às tecnologias 4.0 devem estar acompanhadas de um Plano de Negócios contemplando o planejamento de todas as fases, considerando a sua estratégia, descrição, planejamento e execução dos investimentos produtivos, desde as etapas de pesquisa e desenvolvimento, até a inserção no mercado e comercialização de produtos.

As propostas deverão ser submetidas ao ministério por meio eletrônico até o dia 27 de julho. Para isso, é preciso preencher o Formulário de Apresentação de Proposta (FAP), disponível no site da Finep. O resultado está previsto para novembro. 

Mais informações no site da Finep. 

SOBRE

Jalila Arabi

Jornalista formada há 15 anos e pós-graduada em língua portuguesa, com experiência em redação, rádio e assessoria de imprensa. Antes de ingressar na redação do Brasil61, passou por importantes órgãos, como Inep/ MEC, Ministério do Desenvolvimento Agrário, Frente Nacional de Prefeitos e Federação Nacional dos Policiais Federais, além de realizar cobertura dentro do Congresso Nacional. Experiência também em gerenciamento de crise, redação, edição e revisão de textos, produção de conteúdo de rádio e assessoria.

Ver todas as matérias
t-page