Data de publicação: 26 de Dezembro de 2018, 03:09h, Atualizado em: 17 de Julho de 2020, 18:32h
A produção de grãos é uma das principais culturas que movimentam a economia do estado de Roraima. Exemplo disso, é que a soja foi o commodity mais produzido em 2017. Foram mais de 79 mil toneladas em mais de 28 mil hectares plantados, de acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Nesse contexto, o trabalho dos extensionistas rurais é fundamental no auxílio aos agricultores e na promoção da economia do estado.
Emerson Santos, de 42 anos, trabalha há 12 na extensão rural e, atualmente, é chefe da Divisão de Crédito Rural e Diretor Substituto do DATER (Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural). Para ele, o estado de Roraima depende mais do PIB agropecuário, do que do Produto Interno Bruto industrial. Emerson afirma que o setor primário é realmente o que move o estado e que, por isso mesmo, o agricultor precisa do auxílio do extensionista.
“Então, a extensão rural tem um papel muito importante e porque acaba, de certa forma, desenvolvendo o nosso estado. O extensionista tem o papel imprescindível que é adentrar as propriedades e, em conjunto com o produtor, conseguir traçar metas para que ele consiga alavancar essa renda e poder fazer com que essa renda contribua mais e mais com o PIB do nosso estado”.
Emerson Santos explicou que o DATER tem vários objetivos programados para melhorar as condições dos agricultores no estado. Um deles, é conseguir ficar livre da febre-aftosa para tornar o gado local apto para exportação. Além disso, contou quais serão os maiores desafios dos extensionistas para os próximos anos.
“Enquanto extensionista, o nosso desafio é termos condições de trabalho, em parceria com a ASBRAER, que a gente consiga condições para que a gente possa visitar, de forma mais adequada, o nosso pequeno agricultor e consiga dar um apoio e uma assistência maior a ele”.
O DATER possui aproximadamente 70 extensionistas em Roraima, entre eles engenheiros agrônomos, médicos veterinários, zootecnistas, técnicos agrícolas e técnicos em agropecuária. Neste mês de dezembro, a profissão de extensionista rural comemorou 70 anos no Brasil. Em todo o país, mais de 11 mil profissionais trabalham para auxiliar e melhorar a qualidade de vida dos agricultores familiares.
Reportagem, Mariana Fraga.
-
...