Educação - undefined·14 de dezembro de 2018

Estudantes do SENAI de Sergipe criam software capaz de agilizar análises de segurança e saúde no trabalho

<p style="text-align: justify;"><em><font size="4" face="Times New Roman">Ergo Plus faz an&aacute;lises ergon&ocirc;micas de empresas e trabalhadores de forma r&aacute;pida, simples e eficaz</font></em><font size="4" face="Times New Roman"> </font></p>

Por Agência do Rádio
Ouvir · 00:03:21

Imagem não disponível

A imagem principal desta matéria não foi encontrada.

KIT DE REPUBLICAÇÃO
Ver kit completo
Nos siga noGoogle News
Seguir
Esta matéria é de livre reproduçãoVer licença
JORNAL DIGITAL PARA COMUNICADORES

O conteúdo que vai ao ar começa aqui.

Áudios, textos e roteiros produzidos todos os dias para rádios e mídias online regionais. Gratuito. Pronto para usar. Em todos os 27 estados. São 25 anos ao lado de quem comunica o Brasil.

Os estudantes do curso técnico profissional de Desenvolvimento de Sistemas, do SENAI, de Sergipe, criaram um software capaz de analisar a ergonomia dos ambientes de trabalho nas empresas de forma inovadora, simples, rápida e eficaz.

Ergonomia é a relação entre o funcionário e o ambiente de trabalho, ou seja, é um conjunto de normas e disciplinas que têm objetivo de proporcionar conforto e de evitar acidentes no local de serviço.

MAIS: Acesse o texto em formato para mídias digitais aqui  

No entanto, promover as ações que possam melhorar a ergonomia em uma empresa gera despesas, pois os sistemas de análises são complexos, caros e morosos. Atualmente, uma análise ergométrica de um funcionário e de seus equipamentos pode levar até 45 minutos e demanda o uso de vários equipamentos.

O instrutor de Desenvolvimento de Sistemas do SENAI, de Sergipe, e orientador do projeto Ergo Plus, Jailson Santos, explica que a tecnologia criada em sala de aula é capaz de realizar análises ergométricas em até cinco minutos, com uso da internet e por meio de smartphones.

“Hoje, para a pessoa fazer um teste ergonômico, que é uma análise, em verdade, passa entre 30 minutos a 45 minutos para fazer essa análise e precisa de um monte de equipamento. E o Ergo Plus é um sistema web responsivo que pode ser utilizado no celular, computador, notebook, qualquer dispositivo eletrônico que tenha câmera, e faz a análise ergonômica do funcionário em minutos. Pelos testes que a gente fez chega até entre dois e cinco minutos.”

O trabalho dos alunos de Sergipe foi inscrito no Mostra Inova 2018, um programa que seleciona e apoia o desenvolvimento de projetos realizados por estudantes das escolas SENAI, em todo país. O projeto ficou em terceiro lugar na etapa nacional da categoria Produto Inovador. O resultado garantiu ao projeto incentivos financeiros e consultorias técnicas para ser desenvolvido. O Ergo Plus passou a ser comercializado e em pouco tempo conseguiu contabilizar mais de 4,2 mil usuários e 22 vendas.

O projeto Ergo Plus, Ergonomia em um Clique, foi desenvolvido pelos alunos do SENAI, de Sergipe, Ulisses Mateus, João Victor Andrade, Cristian Di Giovanni e Gabriel Luiz Cruz, além do instrutor do SENAI, Jailson Silva. Para um dos integrantes, o Gabriel Cruz, a experiência foi ‘inigualável’.

“Porque a partir do momento que o nosso professor nos deu a oportunidade, e nos mostrou um caminho, uma provável solução, foi possível a gente desenvolver. Foi uma experiência inigualável. Depois que você vê o seu projeto lá, as pessoas gostando do seu projeto, vendo que seu projeto pode ajudar muito e, realmente resolve um problema real, é indescritível.”

Ao todo, as escolas do SENAI, em Sergipe, participaram da etapa nacional do Mostra Inova com três projetos. Além do Ergo Plus, o estado foi destaque com o Sistema Automático de Pesagem que transforma carrinhos de mão, usados na construção civil, em balanças para aferição de materiais, e com o Kit União de Bicicletas desenvolvido para transporte de pessoas com deficiência visual.

Reportagem, Cristiano Carlos

SOBRE

Agência do Rádio

Ver todas as matérias
t-page