Data de publicação: 14 de Novembro de 2022, 04:00h, atualizado em 09 de Dezembro de 2022, 17:26h
LOC.: ESG e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os chamados ODS, estão intrinsecamente conectados, uma vez que, no âmbito da mineração, sinalizam para a sociedade os compromissos do setor nas tomadas de decisão para orientar investimentos, ações e projetos. Foi o que destacou a coordenadora geral do Departamento de Desenvolvimento Sustentável na Mineração do Ministério de Minas e Energia (MME), Dione Macedo.
TEC./SONORA: Dione Macedo, coordenadora geral do Departamento de Desenvolvimento Sustentável na Mineração do MME
“Os 17 ODS, embora tenham natureza global e sejam universalmente aplicáveis, dialogam com políticas e ações nos âmbitos regional e local. Essa é uma das razões que favorecem o seu vínculo com a mineração, uma vez que a rigidez locacional da mineração faz com que a atividade tenha que lidar com diferentes realidades econômicas, sociais e ambientais.”
LOC.: O pronunciamento dela foi apresentado nessa terça-feira (8), durante o 7° Mineração e Comunidades, evento realizado pela revista Brasil Mineral, que segue até a última quinta-feira (10).
Um dos focos dos debates era discutir a conciliação entre ESG e ODS para desenvolver territórios sustentáveis na mineração. Sobre esse ponto, o engenheiro com mestrado em cerâmica e geociências, Renato Ciminelli, afirmou que era preciso trabalhar a cooperação em cada segmento envolvido.
TEC./SONORA: Renato Ciminelli, engenheiro com mestrado em cerâmica e geociências
“Outro ponto para se colocar é que o próprio ODS induz à colaboração. É fazer com que a governança do território e da comunidade estabeleça um foco de colaboração com as próprias empresas, no caso, as de mineração. Esse sinergismo vai trazer maior economia, velocidade e contemplar as prioridades e expectativas das empresas, da sociedade e do território.”
LOC.: Ao longo da programação, também foram discutidas, por exemplo, questões relacionadas ao ciclo de vida das minerações e as alternativas de desenvolvimento socioeconômico, assim como mudanças na disposição de rejeitos em função das comunidades.
Reportagem, Marquezan Araújo