Durante o mês de março, período conhecido como “mês da mulher”, o Ministério da Saúde faz homenagens às mulheres atuantes no SUS que se esforçam diariamente para melhorar a qualidade de vida dos brasileiros. Desta vez, você vai conhecer a trajetória da Tatiane da Silva, gerente da Clínica da Família em Samambaia, no Distrito Federal. Há 17 anos ela atua na saúde pública, sempre buscando aperfeiçoamento pessoal e de todos que estão com ela. Sua missão faz parte da estratégia de Saúde da Família, que é acompanhar a saúde da comunidade, realizando visitas frequentes às casas das pessoas. Tudo isso, para cada dia oferecer um cuidado mais humano e especializado para a população. Tatiane conta um pouco da sua rotina:
“Eu gerencio três equipes e eu estou à frente de todo o trabalho de práticas integrativas, shantala, ofurô, reiki. A gente vai sempre dando um norte para as equipes em relação ao funcionamento, acolhimento, escuta qualificada, preparando os servidores para atender o paciente a todo o momento, na hora que ele chega e procura a unidade”.
Tatiane conta também que um dos pontos importantes para a qualidade dos serviços desempenhados na Clínica da Família em Samambaia é a forma como os profissionais são supervisionados por ela.
“Todo mês a gente se reúne. Eu faço reunião com eles de aperfeiçoamento de trabalho mesmo, qual que é a necessidade deles, o que eles esperam de mim pela condução de trabalho. Que tipo de apoio eles podem ter da minha pessoa. Então eu acredito que essa parte de humanização é o que faz o serviço fluir e funcionar muito bem sabe? A conscientização das pessoas quanto à importância do nosso trabalho que é realizado na unidade, de que a gente pode estar sempre fazendo um bom trabalho e que o Sistema Único de Saúde funciona”.
Neste mês da mulher, o Ministério da Saúde agradece a Tatiane e a todas as mulheres atuantes no SUS que se dedicam diariamente para promover a saúde da população.
Reportagem, Janary Damacena.