PUBLICIDADE
Goiás retorna com moral após volta à elite e quer manter hegemonia; Vila e Dragão se reforçaram para sonhar com a taça
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Por Raphael Costa
Principal estadual do Centro-Oeste, o Campeonato Goiano abre a temporada 2019 com uma novidade. Na edição deste ano, duas equipes a mais entram na disputa da taça, que tem agora 12 concorrentes ao título.
Confira a versão desta matéria para rádiosMaior campeão com 22 conquistas e vencedor em 2018, o Goiás é apontado como principal candidato ao título. Na temporada passada, o time bateu a Aparecidense na final. O torcedor esmeraldino também comemorou o retorno da equipe à Série A do Brasileirão, ficando com a última vaga entre os classificados.
As chegadas do meia Marlone, do goleiro Sidão e dos zagueiros Yago e Rafael Vaz reforçam o elenco para o Goianão. Para se ter uma ideia da hegemonia em nível estadual, de 2012 a 2018, o time da capital só não foi campeão em 2014, quando perdeu o título para o Atlético Goianiense. Com o título do ano passado, o Esmeraldino acumulou um tetracampeonato seguido.
Mas não é só o Goiás que se reforçou para a temporada. Principal rival, o Vila Nova também anunciou algumas contratações para acabar com o jejum de 13 anos sem título goiano.
No ano passado, o Vila chegou até a semifinal, mas caiu para a Aparecidense. Na Série B, o Tigre fez uma campanha regular e acabou o torneio na sétima posição, mas sem o sonhado acesso para a elite.
Com 12 contratações anunciadas, o time chega com fome de vitória. O principal reforço é o meia Danilo, de 39 anos. Campeão de tudo por Corinthians e São Paulo, Zidanilo enche a torcida do Vila de esperança.
Outro candidato para levantar a taça em 2019 é o Atlético Goianiense. Assim como o Vila, o Dragão contratou, literalmente, um time inteiro para a nova temporada. Isso porque são 12 reforços já anunciados. Sob o comando de Wagner Lopes, o time tenta fazer uma temporada melhor. Treinando desde o fim de dezembro, o Dragão vem para brigar pela taça.
Regulamento
O Goianão 2019 será disputado em duas fases. Os 12 times estão separados em dois grupos de seis, sendo que as equipes do grupo A encaram as do grupo B. Após o fim dos confrontos, as quatro equipes melhores classificadas avançam.Os dois piores times da competição caem para a Divisão de Acesso em 2020. Os três primeiros colocados disputarão a Copa do Brasil, enquanto os dois melhores colocados que não disputam divisões superiores do Campeonato Brasileiro jogam a quarta divisão no próximo ano.
Na segunda fase, os confrontos de quartas de final são definidos por cruzamento olímpico (1º x 8º, 2º x 7º, 3º x 6º e 4º x 5º). O time com a melhor campanha tem a vantagem de decidir em casa.
O Campeonato Goiano começa neste sábado (19), com a partida entre Vila Nova e Aparecidense, às cinco da tarde. A final está prevista para 21 de abril.
PUBLICIDADE
O Brasil 61 é um portal de comunicação que leva informações para todo o Brasil. Somos especialistas em produzir conteúdo particularizado para sua região. Trazemos as principais notícias do Planalto Central especialmente pra você. Todo o nosso conteúdo é gratuito e de livre reprodução.
© Brasil 61 2025 • Desenvolvido pela   Humanoide.dev
PUBLICIDADE