Estamos de volta com o segundo bloco da entrevista com a coordenadora técnica de pesquisa, desenvolvimento e inovação do Centro de Inovação SESI – Prevenção da Incapacidade, Lívia Aragão. Meu nome é Paulo Henrique Gomes e nós estamos falando sobre afastamento e ausências de funcionários nas empresas.
Acesse a primeira parte desta entrevista
Lívia, a incapacidade dos funcionários possui relação com a produtividade de uma empresa?
“Um dos principais desafios do SESI é apoiar as empresas com os custos de saúde e segurança, reduzir os custos. O no caso do Centro de Inovação, que é o de prevenção da incapacidade, o desafio é esse impacto negativo que a incapacidade para o trabalho tem na produtividade da indústria.”
Lívia, você me falou que existe uma tendência de crescimento no número de afastamentos de trabalhadores nas empresas. Como está isso atualmente?
“Cerca de dois milhões e meio de benefícios por incapacidade do trabalho são concedidos anualmente pelo INSS. E cerca de 250 mil são por incapacidade permanente, ou seja, aposentadoria precoce especial por alguma questão de saúde.”
Hoje nós entrevistamos a coordenadora técnica de pesquisa, desenvolvimento e inovação do Centro de Inovação SESI – Prevenção da Incapacidade, Lívia Aragão. Muito obrigado pela sua audiência e até a próxima.