Brasil - undefined·23 de agosto de 2018

ENTREVISTA: Henrique Meirelles defende que tecnologia seja aliada no serviço público

Por Agência do Rádio
Ouvir · 00:02:38

Imagem não disponível

A imagem principal desta matéria não foi encontrada.

KIT DE REPUBLICAÇÃO
Ver kit completo
Nos siga noGoogle News
Seguir
Esta matéria é de livre reproduçãoVer licença
JORNAL DIGITAL PARA COMUNICADORES

O conteúdo que vai ao ar começa aqui.

Áudios, textos e roteiros produzidos todos os dias para rádios e mídias online regionais. Gratuito. Pronto para usar. Em todos os 27 estados. São 25 anos ao lado de quem comunica o Brasil.

A criação de medidas tecnológicas para melhorar o atendimento no serviço público é uma das propostas prioritárias do candidato à presidência da República pelo MDB, Henrique Meirelles. Segundo ele, caso seja eleito, vai criar o Gabinete Digital, interligando todos os setores da administração pública. Como o Gabinete Digital vai funcionar na prática?

“O gabinete digital vai atuar em todos esses setores, além da digitalização do governo federal, iniciativas como eu já mencionei, alguns que conversamos como o e-social, o portal do comércio exterior, mas também o redesin de digitalização de todo o processo de registro etc no país todo como eu já mencionei, e toda uma série enorme de outras iniciativas aí que são muito importantes para o país. E também a questão, como você mencionou de adotar o avanço em tecnologia e a revolução digital como uma prioridade de governo.”

Qual a proposta do senhor, através da tecnologia, para criar novas empresas e gerar mais empregos?

“Estou fazendo ainda, finalizando, o plano de governo, inclusive desenvolvendo toda essa área de tecnologia. O que nós precisamos em primeiro lugar é digitalizar o governo federal, eu como ministro da fazenda eu fiz algumas movimentações importantes, alguns projetos importantes nessa área. Um deles, por exemplo, a digitalização de todas as operações e transações da receita federal. Hoje em dia, além do volume de impostos no Brasil, nos temos um problema que é a complexidade burocrática, o número de horas que as pessoas gastam, que as empresas gastam pra pagar imposto no Brasil inteiro é muito grande. Então nós estamos digitalizando tudo isso que da muito mais facilidade, rapidez, transparência etc.”

E com relação à transparência da tecnologia, o senhor acha que é possível ter benefícios também para a população?

“Sim é possível porque você pode estabelecer primeiro a transparência, onde você, a transparência do que não é pessoal, do que não é privado, de tudo que deve ser mantido em sigilo seus dados pessoais e tudo aquilo que faz parte do seu direito de privacidade. Agora tudo aquilo que é serviço público, de funcionamento de governo, de transparência, tudo aquilo que é um interesse de todos os cidadãos e cidadãs, isso aí tem que ser transparente direto, e a tecnologia nos permite fazer isso.”

Pois bem. Conversamos com o candidato do MDB à presidência Henrique Meirelles que falou um pouco o que fará, caso seja eleito, para melhor desenvolver a tecnologia no país. Ficamos por aqui. Até a próxima!

SOBRE

Agência do Rádio

Ver todas as matérias
t-page