Educação - undefined·26 de novembro de 2018

ENTREVISTA: É preciso que sociedade conheça mais sobre educação profissional, diz coordenadora da FIEMA

<p>Entrevista com a coordenadora de Rela&ccedil;&otilde;es com o Mercado da Federa&ccedil;&atilde;o das Ind&uacute;strias do Estado do Maranh&atilde;o (FIEMA), Nadja Brusaca</p>

Por Agência do Rádio
Ouvir · 00:02:43

Imagem não disponível

A imagem principal desta matéria não foi encontrada.

KIT DE REPUBLICAÇÃO
Ver kit completo
Nos siga noGoogle News
Seguir
Esta matéria é de livre reproduçãoVer licença
JORNAL DIGITAL PARA COMUNICADORES

O conteúdo que vai ao ar começa aqui.

Áudios, textos e roteiros produzidos todos os dias para rádios e mídias online regionais. Gratuito. Pronto para usar. Em todos os 27 estados. São 25 anos ao lado de quem comunica o Brasil.

Olá! Meu nome é Aline Dias e hoje vamos falar sobre educação profissional. Todo ano o SENAI realiza uma programação especial voltada para o tema. E para falar sobre o assunto, vamos entrevistar coordenadora de Relações com o Mercado da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), Nadja Brusaca.

O Mundo SENAI ocorreu no início de novembro, em diversos estados. No Maranhão, o público foi de mais de duas mil pessoas. Nadja, você poderia nos contar um pouco mais sobre o evento?

“O evento Mundo SENAI é o momento que as nossas unidades do SENAI abrem suas portas para que a nossa sociedade, em geral, possa conhecer as nossas metodologias, os nossos laboratórios, os nossos projetos, os projetos de nossos alunos e a nossa forma de educação profissional. O principal objetivo do Mundo SENAI é despertar nos jovens essa curiosidade e esse interesse pela educação profissional. E aí a gente tem essa oportunidade de apresentar projetos, a gente busca que os nossos alunos conversem com esses jovens, de jovem para jovem, porque a gente acha que eles se entendem na linguagem deles. Então eles desenvolvem projetos que eles apresentam também para mostrar a aplicabilidade do que é visto em sala de aula para a sociedade.”

Uma plataforma também foi lançada durante a programação deste ano. Como essa plataforma pode ajudar na escolha da profissão?

“A gente teve a divulgação da plataforma Mundo SENAI, que é uma plataforma online, que tem diversas informações sobre esse mundo da indústria. Ela é online, é gratuita, está à disposição dos alunos, de qualquer pessoa, na verdade, que tenha interesse. Nela existe a parte dessa questão de orientação profissional, tem o guia de profissões e o terceiro ponto bem legal dessa plataforma é que eles podem cadastrar o seu currículo. Lá a gente tem três modelos prontos, que eles só inserem as informações deles e podem imprimir esse currículo e levar para o mercado de trabalho. É uma plataforma muito legal, que está à disposição dos jovens a qualquer hora. E fora isso, tem todas as informações de todos os nossos cursos e unidades.”

Como a educação profissional pode ajudar os jovens a ingressar no mercado de trabalho?

“A gente sabe que a educação profissional está crescendo, mas a gente ainda tem aquele estigma da educação profissional como segundo plano. A educação profissional é também uma grande oportunidade para quem faz o nível superior e também uma forma de você entrar no mercado de trabalho, estar se preparando para o mercado de trabalho. A gente precisa de mão de obra qualificada nas nossas indústrias, sendo que a gente precisa despertar e fazer com que a sociedade conheça um pouquinho mais que profissões são essas.”

Hoje nós ficamos por aqui. Muito obrigada pela sua audiência e até a próxima!
 

SOBRE

Agência do Rádio

Ver todas as matérias
t-page